EN

• Com 65 anos de história, atuamos na produção e na comercialização de produtos destinados aos setores moveleiro e de acabamento da construção civil por meio das divisões Madeira e Deca. Nossa atuação também é diferenciada no segmento florestal, em que somos reconhecidos pelas boas práticas de manejo florestal.

Veja nossos principais resultados do ano ou faça o download dos arquivos abaixo.

Sumário Executivo

Demonstrações Financeiras

Relatório Anual

Modelo de Negócio

Em 2016, evoluímos na forma como comunicamos nosso modelo de negócio a todos os públicos interessados. Desenvolvemos infográficos que retratam, de forma simples, nossos processos e boas práticas socioambientais em cada um de nossos segmentos de atuação (Louças, Metais, Painéis e Florestal), demonstrando como geramos valor por meio de nossos produtos e serviços nos seis capitais propostos pelo IIRC (Conselho Internacional para Relato Integrado). Em nossas unidades, os modelos de negócio ficam expostos em locais de grande circulação, contribuindo para o engajamento de nossos colaboradores e para dar visibilidade aos nossos visitantes.

MISSÃO

Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

VISÃO

Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

• Sustentabilidade
• Integridade
• Comprometimento
• Valorização Humana
• Superação dos Resultados
• Melhoria Contínua
• Inovação

Como geramos valor para a sociedade

Eficiência e produtividade

Por meio do SGD (Sistema de Gestão Duratex) aprimoramos nossos processos e aumentamos a eficiência em toda nossa cadeia produtiva – desde o apontamento da produção e o gerenciamento de estoques até a gestão do desempenho das equipes de vendas.

No início do SGD, eram cerca de 300 macroações que chegaram a mais de 800 ao final de 2016. Neste contexto, destacam-se o Orçamento Base Zero, a revisão do nosso modelo logístico e o rígido controle do consumo de matérias-primas. Existem também projetos para otimização das atividades de back office e de aprimoramento do modelo de vendas.

Para assegurar o resultado desse processo e a nossa capacidade de geração de valor, possuímos uma estrutura sólida de governança e de gestão dos riscos de nossos negócios.

Estratégia de Sustentabilidade

Consideramos os impactos sociais e ambientais dos negócios na definição estratégica de nossos investimentos e planos de ação. A maneira como endereçamos esses aspectos dentro das atividades e operações foi aprimorada no último ano, com a revisão da Estratégia de Sustentabilidade, construída de forma coletiva pelas áreas e gestores da Duratex em 2016.

A Estratégia possui pilares e temas relevantes sobre os quais estabelecemos metas de desempenho sociais e ambientais a serem alcançadas até 2025. Para cada um dos pilares, também definimos nossas aspirações, que evidenciam nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável.

Pessoas

Desenvolvendo pessoas e criando valor em rede

Nossa aspiração

Promovemos o desenvolvimento dos colaboradores, clientes, consumidores e comunidades locais

Condições de trabalho e desenvolvimento dos colaboradores

Com foco na melhoria das condições de trabalho e desenvolvimento de nossos colaboradores, nossos investimentos estão direcionados para aumentar a segurança nas operações e ser uma empresa atraente e de retenção de talentos, proporcionando condições para o desenvolvimento profissional e a formação de novas lideranças alinhadas à nossa cultura corporativa.

Um dos principais resultados em 2016 das ações desenvolvidas no Sistema de Gestão Duraseg foi a redução de 39% no número de acidentes com nossos colaboradores em relação ao ano anterior. Esse programa aumenta a conscientização e o diálogo entre líderes e equipes para fomentar a cultura de segurança e a observação de situações de risco.

Para promover o desenvolvimento profissional de nossos colaboradores, aprimoramos continuamente o Programa GIP (Gestão Integrada de Pessoas), sistema de avaliação de desempenho de nossas equipes. Em 2016, investimos na capacitação dos gestores que conduzem esse processo de avaliação e focamos no desenvolvimento de ferramentas que possibilitam evidenciar as competências e pontos positivos de nossos colaboradores.

Engajamento de clientes e consumidores

No relacionamento com clientes e consumidores, avançamos nos treinamentos e capacitações gratuitas aos marceneiros e instaladores hidráulicos de nossos produtos. No último ano, foram realizados investimentos da ordem de R$ 766 mil nessas ações, que impactaram positivamente mais de 16 mil profissionais dos setores que atendemos.

A Festa do Instalador, evento direcionado para os profissionais do setor hidráulico, teve uma nova edição realizada na Unidade Jundiaí em 2016. Os convidados conheceram nossas instalações industriais e processos produtivos e participaram de cursos e treinamentos gratuitos.

Relacionamento com comunidades e desenvolvimento local

Com foco em aprimorar o relacionamento com as comunidades do entorno de nossas unidades e a promoção do desenvolvimento local, realizamos em 2016 o mapeamento dos stakeholders nas comunidades e conduzimos rodas de diálogo com esses públicos em duas unidades – Agudos (SP) e São Leopoldo (RS). Esses encontros subsidiarão a construção de planos de ação para melhoria contínua do relacionamento com nossos públicos locais.

O programa Formare, desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, também evidencia uma das nossas formas de gerar valor dentro desse pilar. Em 2016, abrimos na unidade de Botucatu (SP) a primeira turma do programa Formare Aprendiz, que beneficia 18 jovens em situação de vulnerabilidade social, podendo ser contratados pela companhia após os 10 meses de aulas práticas e teóricas.

PROCESSOS

Ampliando o impacto positivo socioambiental de ponta a ponta

Nossa aspiração

Aprimoramos continuamente as operações ambicionando o equilíbrio socioambiental em toda a cadeia de valor

Ecoeficiência

As iniciativas de ecoeficiência realizadas em nossos processos visam reduzir continuamente, de ponta a ponta, o consumo de água, de energia e o envio de resíduos para aterros. Em 2016, o nosso consumo total de energia reduziu 4% e o envio de resíduos para aterros diminuiu 15% na comparação com o ano anterior. Na unidade Taquari (RS), concluímos a instalação de moinhos que processam os resíduos da fabricação de painéis e os destinam aos combustores que geram o gás quente necessário para a secagem das partículas de madeira. Além disso, recebemos menção honrosa pelo projeto de eficiência energética na unidade Metais São Paulo (SP).

Mudança do clima

Buscamos impulsionar a ampliação da geração de energia térmica a partir de fontes renováveis, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis e reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Neste contexto também temos fortalecido a nossa atuação com outras organizações e centros de estudo no compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre o tema. No fórum Empresas pelo Clima, iniciativa do GVCes (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), continuamos participando do Sistema Voluntário de Comércio de Emissões. Essa atuação permitirá que estejamos mais bem preparados para os cenários futuros de precificação de carbono e também contribuirá para a construção de um possível instrumento econômico no mercado nacional, visando reduzir as emissões de GEE e alcançar os compromissos globais do Brasil para o combate às mudanças climáticas.

Manejo sustentável das florestas

Nosso manejo florestal é certificado de acordo com as normas do FSC desde 1995. Em 2016, investimos cerca de R$ 2,7 milhões em pesquisas na área florestal, incluindo recursos em melhoramento genético, importantes para a produção de árvores mais tolerantes a pragas e doenças e mais bem adaptadas às diferentes condições climáticas das regiões em que estão nossas fazendas.

No monitoramento das florestas, incorporamos continuamente tecnologias de ponta para melhorar as técnicas de plantio e manejo. Uma das mais recentes novidades é a utilização de drones, que captam imagens de alta resolução no sobrevoo das plantações e fornecem informações precisas para nossas equipes técnicas. Também aprimoramos e ampliamos nossas ações para o engajamento com as comunidades locais para mitigar ainda mais os possíveis impactos adversos decorrentes das operações florestais.

Cadeia de fornecimento responsável

No relacionamento com a cadeia de fornecimento nossa principal ferramenta de gestão é o Programa GFD (Gestão de Fornecedores Duratex), que existe desde 2012 e busca o desenvolvimento sustentável, a geração de valor compartilhado e a disseminação de boas práticas de gestão socioambiental em nossa cadeia.

Em 2016, revisamos os questionários de autoavaliação aplicados aos fornecedores que participam do GFD e realizamos dois workshops para sensibilizar nossos compradores e parceiros quanto a temas de sustentabilidade e conduta ética. Nesses encontros, reforçamos o papel estratégico que a gestão de fornecedores assume para garantir a continuidade dos negócios e mitigar riscos legais e de reputação atrelados à nossa cadeia de fornecimento.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Inovando em soluções sustentáveis

Nossa aspiração

Ser referência na oferta de soluções competitivas e sustentáveis que aliam design, tecnologia, qualidade e inovação

Insumos e soluções sustentáveis

A inovação é um dos impulsionadores do nosso modelo de negócio e está voltada para o desenvolvimento de novos produtos e serviços que aumentem a nossa capacidade de melhorar a qualidade de vida de nossos consumidores. Nesse sentido estão, por exemplo, os produtos economizadores de água e energia e os painéis feitos de madeira certificada FSC, que reduzem o impacto socioambiental na cadeia de valor, mantendo o bem-estar e conforto, valores relevantes de nossa marca.

Nosso portfólio possui diferentes opções com atributos de inovação e sustentabilidade, como os 389 produtos economizadores da Deca, que permitem reduzir o consumo de água durante seu uso, comparado aos modelos tradicionais. Na divisão Madeira, nossos painéis fabricados com madeira certificada proveniente de florestas plantadas contribuem para reduzir o desmatamento e o uso de insumos de origem ilegal.

Para promover a inovação em nossos produtos e processos, incentivamos e capacitamos continuamente nossos colaboradores a estarem atentos e em busca de novas soluções. Uma das principais ações realizadas em 2016 nesse sentido foi a Semana da Inovação, que reuniu representantes da Duratex e convidados que são referência no tema. Também temos o objetivo de fortalecer a cultura da inovação em nossa estratégia e de valorizar os colaboradores com este perfil. O Programa Imagine, em ação na companhia desde 2012, demonstra a maneira como estamos abertos a receber sugestões de ideias de todos os nossos profissionais.