+A -A

Duratex apoia implementação de horta escolar em Taquari

Resíduos da colheita florestal da empresa, como cascas de eucalipto, estão sendo usados para produzir adubo orgânico para a horta. Companhia oferece ainda apoio técnico e ferramentas para o cultivo das hortaliças, que serão usadas na merenda escolar

A Escola Estadual Antônio Leite Costa, localizada na cidade de Taquari, no Rio Grande do Sul, acaba de inaugurar uma horta de aproximadamente 300 m² em suas dependências graças a uma parceria firmada com a Duratex.

A companhia está doando os resíduos da colheita florestal de sua unidade de Taquari para a produção do adubo que é usado na horta escolar.

"Já tínhamos o cuidado de destinar todos os nossos resíduos orgânicos a Ecocitrus, empresa local que trabalha com compostagem. Então, entramos em contato com eles e acertamos que parte do adubo produzido a partir da matéria-prima fornecida pela Duratex seria enviado à escola", explica Gustavo Uberti, engenheiro florestal responsável pela área de Normas e Certificações da unidade de Taquari. A empresa ainda firmou parceria com a HSS para garantir o transporte do composto ao colégio.

A horta vai beneficiar, anualmente, cerca de 80 famílias da região rural de Taquari, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Isso porque toda a produção de hortaliças será destinada aos alunos que cursam o primeiro grau na escola pública. Os alimentos serão usados na preparação da merenda escolar e o excedente será entregue aos estudantes para que levem para casa.

"A Duratex ainda oferece mensalmente as sementes e mudas para a horta e, em parceria com a Emater (Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio Grande do Sul, dá apoio técnico para o cultivo das hortaliças, uma vez que são as próprias crianças do colégio que cuidam do espaço", conta Uberti. "A ideia é promover diversas atividades de educação ambiental no lugar, despertando o interesse dos estudantes para o tema", completa.



Voltar