+A -A

Duratex é referência no manejo sustentável de florestas

A Duratex possui 275 mil hectares de florestas sob sua responsabilidade, que fornecem matéria-prima sustentável para o seu próprio negócio, são altamente produtivas e geram milhares de empregos diretos e indiretos para a sociedade, além de abrigar mais de 2 mil espécies de fauna e flora e ajudar na regulação do clima e das chuvas.

Por esses e tantos outros benefícios, a companhia faz questão de conservar suas florestas por meio das melhores técnicas de manejo sustentável. A partir de soluções inovadoras e tecnologias de ponta, a empresa pratica processos eficazes com controles adequados, que garantem o cultivo mínimo, a adubação do solo e o controle de pragas e incêndios em suas florestas.

LEIA TAMBÉM: Folder Cultivos de Valor

Consciente da importância do assunto para seus negócios, a Duratex adotou o Manejo Sustentável das Florestas como um dos oito temas de sua nova Estratégia de Sustentabilidade, assumindo compromissos sobre o assunto a serem atingidos até os anos de 2025 e 2035. São eles:

- Até 2025:

• Reduzir o uso de defensivos por hectare de efetivo plantio em 5%, mantendo os níveis de produção desejáveis;
• Reduzir o consumo de água por hectare de plantio na irrigação em 50%;
• Influenciar para a conectividade regional 100% dos proprietários das áreas de conservação vizinhas maiores que 500 ha e em um raio de 2 km;
• Ter 100% das comunidades envolvidas no planejamento da colheita;
• Dobrar as bases genéticas;
• Assegurar que 100% das áreas próprias estejam com o manejo certificado.

- Até 2035:

• Aumentar a massa seca por hectare em 10%;
• Ter 80% das áreas fomentadas certificadas.

 

"Acreditamos que a adoção de boas práticas de manejo devem permear tanto os grandes quanto os pequenos produtores, solidificando o desenvolvimento sustentável de um dos setores mais relevantes para a economia nacional", diz Cosimo Giovanni Rettl, coordenador de Sustentabilidade da Duratex.

"A tecnologia é uma de nossas grandes aliadas no desafio de ampliar a produção, sem aumentar o uso de defensivos e de água para irrigação e sem deixar de fortalecer nossas áreas de mata nativa a partir de ações de conservação da biodiversidade", completa.

Para saber mais sobre as práticas de manejo sustentável de florestas adotadas pela Duratex, acesse o Relatório Anual 2016.



Voltar