+A -A

Duratex inaugura sua primeira Sala de Inovação

Iniciativa, instalada na unidade Deca Louças da Paraíba, visa estimular os colaboradores a propor soluções inovadoras para os desafios da companhia

Investir continuamente na pesquisa e desenvolvimento de atividades, produtos e serviços que acompanhem e antecipem as tendências do mercado é um dos diferenciais da Duratex, que tem a Inovação como um de seus principais Valores.

A fim de que o tema permeie o dia a dia da companhia, a empresa acaba de inaugurar sua primeira Sala de Inovação.

Instalado na unidade Deca Louças da Paraíba, o espaço visa estimular os colaboradores operacionais, que atuam no chão de fábrica, a propor soluções inovadoras para os desafios da companhia.

Isso porque, na Sala de Inovação, todos têm passe-livre para propor ideias. As sugestões são avaliadas por uma equipe multidisciplinar, composta por colaboradores da empresa que têm perfil inovador e, ao final de cada mês, selecionam as melhores propostas para serem colocadas em prática.

"Por atuarem diretamente na fabricação das louças Deca, os colaboradores que trabalham na linha de produção têm muito conhecimento e domínio sobre os produtos, podendo sugerir grandes ideias para nossos negócios. Queremos, cada vez mais, incentivá-los a buscar novas ideias e soluções para nossos desafios, de forma humana e colaborativa", explica Saulo Pimentel, gerente industrial da Deca Louças Paraíba.

Conforto e funcionalidade foram priorizados na hora de idealizar a Sala de Inovação, visando proporcionar um ambiente tranquilo e instigante para que os colaboradores pensem sobre inovação. O espaço ainda foi decorado com móveis e estruturas provenientes da reciclagem de resíduos e conta com duas bibliotecas, uma física e outra digital, de acesso livre a todos da unidade.

"A Sala de Inovação é um marco para a Duratex por simbolizar o início de uma nova era. Queremos que nossos colaboradores se sintam inspirados a participar das discussões sobre o tema. Todas as ideias propostas são extremamente importantes, mesmo que não sejam utilizadas naquele momento. São elas que, a médio e longo prazo, podem gerar novos negócios e parcerias para a empresa, que beneficiarão todos os colaboradores", diz Pimentel.

Segundo ele, a unidade da Paraíba foi a primeira a ganhar a Sala por conta do empenho e interesse pelo tema que os colaboradores da fábrica demonstraram. "Nosso objetivo é ampliar o projeto e implementar a Sala de Inovação em outras unidades da Duratex", conclui.

A fim de fomentar o tema em toda a empresa, a companhia ainda mantém, desde 2012, o programa Imagine, iniciativa que estimula todos os colaboradores a inscrever ideias inovadoras em portal interno criado exclusivamente para o assunto. Saiba mais em: Programa de inovação da Duratex já soma mais de 4 mil ideias.

LEIA TAMBÉM:
Programa de inovação da Duratex reconhece colaboradores com melhores ideias



Voltar