+A -A

Duratex reduz em 15% o envio de resíduos para aterros

Atualmente quase 80% dos rejeitos gerados pela companhia são reciclados, reutilizados ou reaproveitados

Investir em alternativas que garantam ecoeficiência na geração de resíduos é uma preocupação da Duratex, que atua continuamente para reduzir os rejeitos produzidos em suas 22 unidades industriais e florestais. Atualmente, quase 80% de seus resíduos são reciclados, reutilizados ou reaproveitados. E mais: apenas em 2016, a companhia reduziu em 15% seu envio de rejeitos para aterros, em comparação com o ano de 2015.

Os bons resultados são reflexo das diversas iniciativas de ecoeficiência em resíduos adotadas pela Duratex. Na Divisão Deca, as unidades de Metais aplicam tecnologia pioneira que recupera e reutiliza todo o bronze e latão que sobra do processo de fundição em outras etapas produtivas. As unidades de Louças, por sua vez, são equipadas com britadores, equipamentos que trituram louças reprovadas nos critérios de qualidade da companhia para reaproveitá-las na composição da massa utilizada na fabricação de novas peças e revendem seus moldes de gesso para a indústria cimenteira, a fim de que sejam reaproveitados na fabricação de cimento.

Já na Divisão Madeira, a Duratex mantém usinas de compostagem que processam o lodo gerado no tratamento de efluentes e as cinzas provenientes da queima de biomassa para geração de energia térmica. O processo resulta em composto orgânico usado para fertilizar o solo das próprias áreas florestais da empresa.

"Acreditamos que companhias que se antecipam à menor oferta de recursos naturais e se preocupam em reduzir os impactos de suas atividades ampliam suas oportunidades de reduzir custos, mitigar riscos, ganhar competitividade e garantir a perenidade de seus negócios", afirma Luciana Alvarez, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Duratex. "Neste sentido, aprimorar nossa eficiência em aspectos ambientais e reduzir a pressão que exercemos sobre a disponibilidade de insumos e a qualidade do meio ambiente são premissas de nossos negócios", completa.

Para o ano de 2025, a companhia prevê reduzir em 20% sua destinação de resíduos para aterros. A meta está contemplada na Estratégia de Sustentabilidade da empresa, que guia a atuação de todos os seus colaboradores.

Para saber mais sobre as práticas de ecoeficiência em resíduos adotadas pela Duratex, assista ao vídeo abaixo e acesse o Relatório Anual 2016.

 


Voltar