+A -A

Duratex vai mensurar pegada hídrica de torneiras

Em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, companhia inicia estudo sobre o tema para a marca Deca, tornando-se referência no Brasil

Atender com excelência às demandas de seus clientes e consumidores faz parte da Missão da Duratex. Disposta a oferecer ao mercado produtos cada vez mais sofisticados, inovadores e sustentáveis, a Divisão Deca participa da iniciativa CiViA (Ciclo de Vida Aplicado), promovida pelo GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas).

Ainda em fase piloto, o projeto visa estudar a pegada hídrica e de carbono de diferentes produtos ao longo de toda a sua vida útil, desde a extração da matéria-prima utilizada na produção até o descarte pós-consumo.

A primeira oficina do CiViA aconteceu no mês de junho e contou com a participação de 12 empresas de diferentes setores. Na ocasião, a Deca apresentou aos participantes o produto que usará em seus estudos de caso, tanto para a mensuração da pegada hídrica quanto da de carbono: a torneira de mesa bica baixa para lavatório da linha Aspen.

Torneira Aspen

“Escolhemos este modelo, lançado em 2005, por fazer parte da linha mais competitiva da Deca no mercado e por ser também um produto bastante popular da marca”, explica Fernanda Bueno, analista de Sustentabilidade da Deca, que coordena o projeto. “Em longo prazo, após desenvolver a metodologia, esperamos expandir gradativamente os cálculos de pegada hídrica e de carbono para os nossos outros produtos”, completa.

Segundo o GVces, no Brasil, quase não há estudos a respeito do tema desenvolvidos com torneiras, o que torna a Duratex uma referência no assunto.      

Na Divisão Madeira, a companhia também realizou estudo de pegada hídrica, só que com o produto MDF – painel de média densidade aplicado em mobiliários, molduras e revestimentos em geral. Graças à iniciativa, a companhia aumentou seu conhecimento acerca do tema, aprimorando a gestão da água em sua cadeia de valor.



Voltar