Ouvidoria  |   Trabalhe Conosco  |   Fornecedores  |  
Busca


Avalie esta página:


Mas afinal, o que é sustentabilidade? Sustentabilidade nada mais é que a utilização racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais de uma empresa/população, sem que esse uso comprometa as gerações futuras.

Esse conceito se tornou parte do DNA da Duratex, que desde a década de sua fundação, em 1950, investe constantemente em ações ambientais que colaboram com o futuro do planeta.

Veja nosso vídeo de Sustentabilidade:

Área Ambiental


Assista ao nosso vídeo da Área Ambiental



Área Social


Assista ao nosso vídeo da Área Social



Gestão Ambiental
A Duratex encara a gestão ambiental como parte de seu programa de qualidade e, desse modo, realiza investimentos visando, sempre, a melhoria das condições de produção em paralelo com alto grau de sustentabilidade ambiental e respeito ao ser humano. Além de conservar suas próprias áreas ambientais, a Companhia promove continuamente programas de conscientização dos públicos externos e internos sobre as necessidades de conservação do meio ambiente.

De uma forma geral, os investimentos na área ambiental, resumem-se em certificações e re-certificações de áreas florestais, proteção da biodiversidade e dos ecossistemas presentes em suas florestas, programas de educação ambiental, aquisições de filtros e equipamentos de controle de emissões atmosféricas, construções de Estação de Tratamento de Efluentes e Áreas de Recuperação de Materiais e recursos para a destinação de resíduos gerados nos processos produtivos.

Florestal

Plano de Manejo Florestal Versão Pública 2012
A Duratex dispõe de aproximadamente 230 mil hectares de terras, onde maneja plantações florestais e mantém áreas de conservação das formações vegetais nativas.

Todas as áreas florestais da Duratex são administradas de forma sustentável, com adoção de técnicas ambientalmente adequadas e com respeito aos requisitos sociais. Duas certificações respaldam tal afirmação, sendo uma a certificação FSC® (Forest Stewardship Council) e outra a ISO 14.001.

A primeira abrange as áreas florestais e a produção de painéis de madeira reconstituída. Esta certificação atesta que no manejo florestal são adotadas práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Com uma ampla gama de requisitos, garante que toda a cadeia de produção é social e ambientalmente correta.

A Duratex foi a primeira empresa da América Latina a conquistar a certificação FSC®, em 1995, o que comprova o seu comprometimento com as questões ambientais e com a conservação dos recursos naturais. As florestas de Minas Gerais foram certificadas em 2005.

Já a ISO 14.001 atesta a existência de um Sistema de Gestão Ambiental, implantado nas fazendas da Unidade de Botucatu/SP e no Viveiro de Mudas de Lençóis Paulista/SP, que atende aos requisitos da Norma NBR.

FSC® - Conselho de Manejo Florestal

A certificação FSC® ou Conselho de Manejo Florestal é o resultado de iniciativas mundiais para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de florestas em todo o mundo. Esta certificação voluntária depende da iniciativa da empresa ou organização interessada. O objetivo do FSC® é garantir que o manejo florestal siga Princípios e Critérios que conciliem as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica do empreendimento, sendo os mesmos para o mundo inteiro.

O Manejo na Duratex

O domínio e aplicação de técnicas de ponta no manejo das áreas de cultivo espelham a preocupação da Duratex em ganhar eficiência florestal e reduzir possíveis impactos de sua atividade no meio ambiente.

O manejo florestal da Duratex baseia-se em práticas que visam aumentar a produtividade de suas florestas e conservar o meio ambiente, com responsabilidade social. Destacam-se as seguintes práticas:

  • Cultivo Mínimo: O cultivo mínimo é a prática de manejo florestal em que os novos plantios são realizados sobre os resíduos das florestas anteriores e com baixo revolvimento da terra, o que protege o solo com restos orgânicos da própria floresta.

  • Programa de Adubação do Solo: A Duratex realiza adubações das árvores plantadas o que assegura a sanidade das árvores e a produção de madeira para a fabricação de painéis. O programa de adubações baseia-se em análises de solo, no estado nutricional das árvores e na escolha de formulações e métodos seguros de aplicação dos fertilizantes, de modo a assegurar a fertilidade do solo.

  • Controle de Pragas: A Duratex emprega em suas florestas métodos de controle de pragas necessários para garantir a proteção dos operadores, a produtividade das plantações e a conservação ambiental. Dentro dos conceitos do manejo integrado de pragas, são conduzidos programas para seleção de árvores resistentes às pragas e doenças; sempre que tecnicamente aplicável, prioriza-se o controle biológico. Quando necessário, os defensivos químicos são aplicados seguindo-se as melhores práticas para segurança das pessoas e do meio ambiente.

  • Controle de Incêndios: A Empresa possui sistemas de prevenção e combate aos incêndios florestais que estão voltados para a proteção das árvores cultivadas, de máquinas e instalações e das áreas de conservação de flora e fauna. A experiência reunida no controle de incêndios é aplicada no combate de incêndios nas comunidades vizinhas, em atendimento ao chamado das autoridades locais, contribuindo para criar uma cultura de prevenção e combate aos incêndios.

  • Programas de Monitoramento da Biodiversidade: A Duratex mantém, desde 1973, inúmeros projetos de levantamento e monitoramento da biodiversidade existente em suas áreas florestais. Em parceria com instituições de pesquisa, diferentes classes animais (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos, entre outros) são estudadas para compreensão da dinâmica populacional e suas relações com seu habitat. Os resultados dos projetos de pesquisa em flora e fauna geram subsídios técnicos necessários ao monitoramento da biodiversidade e ao estabelecimento de procedimentos de manejo nas regiões de cultivo do solo, permitindo a construção de modelos sustentáveis para o manejo das fazendas florestais.

Reserva Natural Olavo Egydio Setubal - RPPN Estadual

Em abril de 2008, a Reserva Natural Olavo Egydio Setubal foi homologada pelo Governo Estadual de São Paulo como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Estadual (Resolução SMA 29/2008), a primeira do estado.

A área, com 615,50 hectares, é classificada como uma das mais ricas reservas de floresta nativa do interior do Estado de São Paulo, por abrigar espécies de alto valor para a conservação da biodiversidade.

A proteção dessa área foi determinada pelos empresários Olavo Egydio Setubal e Eudoro Villela, na ocasião da compra da fazenda Rio Claro, em 1970.

A reserva, localizada na unidade Florestal de Lençóis Paulista, é formada por Floresta Estacional Semidecidual, onde parte de suas árvores derruba naturalmente suas folhas, na época mais seca do ano. Locais que lembram um pequeno pantanal também podem ser encontrados nos trechos alagados pelas cheias do rio Claro.

Desde 1974, vêm sendo realizadas inúmeras pesquisas com a biodiversidade local em parceria com universidades e outras instituições.

A RPPN conta com instalações para acolhimento e trabalho de pesquisadores e um posto de recepção para visitantes.

Industrial

As áreas industriais adotam um Sistema de Gestão Ambiental, desenvolvido internamente, que permite o acompanhamento do desempenho de cada unidade no tratamento de efluentes e na correta destinação de resíduos sólidos, além de ações voltadas para a redução de emissões atmosféricas.

O tratamento de efluentes evoluiu na Empresa. A partir de 2004, as Estações de Tratamento de Efluentes (ETE´s) passaram a receber investimentos adicionais, permitindo evoluí-las para o conceito de Áreas de Recuperação de Materiais (ARM's). Assim, os efluentes anteriormente tratados e retornados ao sistema público, passaram a ser reaproveitados nos processos produtivos e para a manutenção das plantas. 

Resíduos sólidos recebem especial atenção, pois alguns podem ser re-processados e re-utilizados nos próprios processos, gerando ganhos operacionais através da redução do consumo de matéria-prima. Outros materiais podem ser utilizados por terceiros, gerando ganhos não operacionais através da venda desses resíduos. Como exemplos de materiais 100% re-utilizados nos processos produtivos, podemos citar os metais e painéis de madeira refugados. Os resíduos metálicos são fundidos novamente e retornam ao processo industrial, e a madeira é utilizada como biomassa para a geração de calor nas fábricas. Como exemplos de resíduos sólidos vendidos para terceiros, podemos citar o hidróxido de níquel, vendido para a indústria química e o lodo galvânico utilizado pela indústria de fertilizantes.

Aqueles materiais descartáveis são criteriosamente classificados e destinados a aterros sanitários adequados, de forma a não causar maiores impactos ambientais.

Emissões atmosféricas são reduzidas em função da instalação de filtros e lavadores de gases nas unidades. Houve também a substituição de fornos a óleo por outros mais modernos a gás natural, cuja emissão de gases é menor.

Paralelamente às ações internas voltadas para a redução de impacto ambiental, foi desenvolvida internamente uma série de produtos voltados ao uso racional da água. Dentre esses produtos encontram-se torneiras, válvulas de descarga, mictórios e vasos sanitários que utilizam menos água para limpeza. Esses produtos são amparados por uma equipe de vendas especializada em imóveis que apresentam grande fluxo de pessoas, como hospitais, shopping centers, escritórios e hotéis. Essa equipe procura quantificar, não só os benefícios ambientais, como os benefícios financeiros, proporcionados pela instalação de tais produtos.

Relacionamento com a Comunidade

Projeto Formare

O Projeto FORMARE tem como objetivo desenvolver as potencialidades de jovens de populações de baixa renda, para integrá-los à sociedade como cidadãos e profissionais, através da ação voluntária, onde as potencialidades da empresa são meios disponíveis para a transmissão de valores e conhecimento, em um ambiente de aprendizagem profissional.

Os alunos aprovados pelas escolas FORMARE  recebem certificados conferidos pelo MEC, através da Universidade Federal Tecnológica do Paraná - CEFET/PR.

Os cursos ministrados são: Agente de Serviços Administrativos e Comerciais - em Taquari - e  Operador em Processos com Madeira em Uberaba. A grade curricular é composta por disciplinas pertinentes aos cursos e outras que darão um embasamento para as atividades empresarias, oferecendo ainda um programa de apoio para suprir as necessidades básicas do estudante e estimular seu rendimento escolar,  preparando assim os jovens para o mercado de trabalho e não apenas para uma atividade específica. Com a sala de aula construída na própria empresa o educando pode vivenciar situações que favorecem sua formação profissional.

Entre os benefícios oferecidos, estão: bolsas de estudos, alimentação, transporte, cesta básica, seguro de vida, assistência médica e psicológica,  uniforme e material escolar.

Os cursos têm duração de um ano com cerca de 800 horas-aula incluindo a prática profissional. A cada ano, cerca de 30 a 40 jovens, distribuídos entre as plantas industriais de Taquari (RS) e Uberaba (MG) são preparados possibilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Profissionalização de Jovens

Escola de Marcenaria Tide Setubal

Escola de Marcenaria Tide Setubal – inaugurada em 2000 na cidade de Agudos (SP) – oferece curso profissionalizante de oficial de marceneiro, com duração de dois anos, para adolescentes carentes da região. O objetivo do programa é proporcionar um aprendizado técnico de qualidade permitindo preparar os jovens para o mercado de trabalho.

O curso originou-se de uma parceria entre a Duratex, a Prefeitura Municipal de Agudos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, sendo realizado em um espaço cedido pela prefeitura de 600 m2 e para o qual são oferecidas anualmente 36 vagas.

Nesta parceria, a Duratex fornece a matéria-prima utilizada na produção dos móveis, equipamentos e materiais de acabamento, além de uniformes para os alunos e serviços de manutenção. Já o Senai é responsável pelo acompanhamento e o material pedagógico, enquanto a Prefeitura de Agudos mantém o quadro de professores e o pessoal administrativo.

A escola contribui com a oferta de mão-de-obra especializada na cidade e movimenta o setor na região, que é reconhecida como pólo moveleiro.


Buscando o Futuro
O Buscando o Futuro é um programa de inclusão social, que visa orientar e conscientizar jovens estudantes das comunidades locais, que cursam o último ano do ensino médio em escolas públicas, para a competitividade no mercado de trabalho de forma geral.

Reúne informações que oferecem ao estudante o conhecimento das diversas possibilidades que envolvem sua futura colocação no mercado de trabalho.

Realizado nas dependências das unidades industriais, o programa oferece 40 vagas por evento e ainda prevê uma visita monitorada na Empresa.

Os temas abordados incluem a apresentação da cultura empresarial, o funcionamento de uma empresa, as diversas profissões existentes nas unidades, os cursos necessários para que se possam desempenhá-las, os processos de recrutamento e seleção - destacando a entrevista e a apresentação da documentação - integração e qual a importância do comprometimento e da melhoria contínua após a admissão.

Educação Ambiental

A Duratex mantém dois centros de visitantes onde difunde os conceitos do manejo sustentado de plantações florestais estabelecidas para o abastecimento de suas fábricas de painéis de madeira reconstituída.

Com essa iniciativa, disponibiliza instalações e espaços organizados para o desenvolvimento de atividades de educação e conscientização ambiental para seus colaboradores e instituições que conduzam programas de educação ambiental.

Em Agudos, no estado de São Paulo, fica a Área de Vivência Ambiental Piatan (AVAP). Em Estrela do Sul, Minas Gerais, está o Centro de Educação Socioambiental Buriti (CESA).

Os recursos disponibilizados nesses centros compreendem.

Sala Multimídia equipada com recursos audiovisuais para exposições de temas do manejo de plantações florestais;

Centro de Exposições equipado com painéis e outros recursos que informam sobre o manejo sustentado das plantações, dos recursos naturais e da biodiversidade;

Trilha na área florestal para o desenvolvimento de atividades de percepção ambiental, permitindo o contato do visitante com a vegetação nativa local e as plantações florestais comerciais;

Os visitantes contam, ainda,com espaços para acolhimento, recreação e lanche. As visitas aos centros são pré-agendadas e contam com um guia da empresa.

Agendamento de visitas:

CESA
Rodovia BR 365 S/n, Km 574
Fazenda Nova Monte Carmelo - Zona Rural
CEP 38525-000
Fone: (34) 3228-1400
e-mail: florestal.minas@duratex.com.br

AVAP
Rodovia Marechal Rondon, Km 323
Fazenda Monte Alegre – Zona Rural
CEP 17120-000
Caixa Postal 50
Fone: (14) 3262-8169
e-mail: florestal.agudos@duratex.com.br





Planeta Água, Mata Atlântica e Paisagens

O programa Planeta Água, Mata Atlântica e Paisagens tem o intuito de conscientizar crianças e jovens, de 8 a 12 anos, sobre a importância da preservação ambiental, com ênfase para o uso racional e responsável da água e das florestas.

Este programa utiliza como meio de comunicação um espetáculo teatral, com conteúdo apresentado de forma interativa e profissionais especializados, que despertam a atenção do público, estimulando a consciência ambiental.

Um outro ambiente, montado em conjunto ao teatro, é a oficina de trabalhos manuais, que possibilita o desenvolvimento da criatividade na construção de uma floresta, com árvores e cachoeiras feitas de plásticos reciclados.

Todo o conteúdo das atividades também é reforçado com a distribuição de cartilhas, que contemplam uma história em quadrinhos protagonizada por Rino, o mascote da Duratex. Contudo, seu diferencial é ser um programa itinerante, que percorre as cidades onde a Duratex está instalada e outras regiões, com um ônibus personalizado para o transporte do público participante.

A cada ano, o programa Planeta Água, Mata Atlântica e Paisagens atende milhares de pessoas, incluindo alunos de escolas da rede pública, usuários de parques, crianças com necessidades especiais, além de filhos de colaboradores da Duratex.

Relacionamento com Clientes e Consumidores
A Duratex tem como prioridade o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam atingir os mais elevados níveis de satisfação e confiabilidade, tendo como objetivo assegurar a preferência e fidelização pelas marcas da Duratex.

Dessa forma, a Empresa disponibiliza para seus clientes, Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), Informações via Site na Internet, Treinamentos Específicos e realiza eventos periódicos de lazer e relacionamento com clientes e formadores de opinião.


SAC

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), é uma ferramenta que traduz a transparência no relacionamento da Duratex com seus clientes. O atendimento pode ser feito através de telefones gratuitos (0800) ou emails. Os diferentes Serviços de Atendimento ao Consumidor, dependendo do produto, realizam pesquisas de satisfação periódicas, por intermédio de cartas-resposta que são encaminhadas para as áreas de Assistência Técnica. Essas pesquisas mostram que existe um alto grau de confiabilidade e satisfação dos consumidores em relação às linhas de produtos e aos serviços prestados. O SAC promove ainda uma auditagem das ordens de serviço de assistência técnica. Por telefone, o setor de atendimento entra em contato com o consumidor para avaliar a qualidade do serviço prestado.


Treinamento Comercial

Além de manter um contato direto com o cliente através do SAC e de assistência técnica, a Duratex desenvolve Programas de Treinamento e cursos específicos para profissionais de diversos segmentos. Esses programas ilustram o comprometimento da Empresa com os profissionais que trabalham diretamente com os produtos Duratex buscando assegurar o correto manuseio e manutenção de seus produtos.

Na Unidade de Negócios Deca, os cursos para engenheiros, arquitetos, estudantes e instaladores hidráulicos, são realizados no Centro de Treinamento Deca em São Paulo, ou em Unidades Móveis.

Na Divisão Madeira os treinamentos para a capacitação de fabricantes de móveis, marceneiros, instaladores, arquitetos e decoradores, são ministrados no Centro de Treinamento, localizado na unidade de Agudos/SP, e nas Unidades Móveis de treinamento.


Festa do Instalador Hidráulico

Trata-se de um importante evento de relacionamento com os clientes e especificadores dos produtos Deca e Hydra, que acontece a cada dois anos. Durante o evento são oferecidos programas de treinamentos e visitas dirigidas, além de atividades de lazer e esporte.


Festa do Marceneiro

Evento anual promovido pela Divisão Madeira que busca promover treinamento técnico a marceneiros e instaladores de pisos laminados, além de atividades de lazer e esportes.

Relacionamento com Colaboradores

Um dos principais ativos da Duratex são os seus profissionais, que possuem conhecimento diferenciado sobre os mercados, produção e comercialização.

A atração, capacitação e retenção dos talentos internos constituem o foco do desenvolvimento humano da Companhia, que promove integração, comunicação e engajamento, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho saudável.

Investimos continuamente na renovação de políticas e ações para aprimorar e estreitar o diálogo com esse público.


  • • Ouvidoria;
  • • Site institucional com canal de relacionamento sobre os temas Sustentabilidade, Relações com Investidores, Supply Chain, Comunicação e Recursos Humanos;
  • • Canal Fale com RH;
  • • Jornal Mural, Intranet e eventos comemorativos;
  • • Relatório Anual de Sustentabilidade;
  • • Informativo de Sustentabilidade;
  • • Programas de Educação e Treinamento;
  • • Código de Ética e Conduta;
  • • Comitê de Pessoas e Sucessão;
  • • Portal Sustentabilidade, canal interno exclusivo, com informações sobre o tema, enquetes e espaço para comentários.
Comitê de Sustentabilidade

Ata Sumária da Reunião do Conselho de Administração,

Realizada no dia 18 de Junho de 2012

LOCAL E HORA:       Av. Bernardo Seibel, 700 – Distrito Industrial I, na cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais, às 15h.

MESA:     Salo Davi Seibel - Presidente
               Andrea Laserna Seibel - Secretária

QUORUM:     A maioria dos membros eleitos.

DELIBERAÇÕES TOMADAS POR UNANIMIDADE DOS PRESENTES:

Os Conselheiros deliberaram:

  1. indicar profissionais especializados para os seguintes Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração da Companhia, que passam a assim se compor no mandato anual vigente até a posse dos que vierem a ser designados em 2013:

    1. Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Risco

      Presidente:   Alcides Lopes Tápias
      Especialista:  Tereza Cristina Grossi Togni
      Membros:    Andrea Laserna Seibel
                         Ricardo Egydio Setubal
                         Rodolfo Villela Marino
                  
    2. Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação
    3. Presidente:   Álvaro Antonio Cardoso de Souza
      Especialista:  Betania Tanure de Barros
      Membros:    Alfredo Egydio Arruda Villela Filho
                         Andrea Laserna Seibel
                         Helio Seibel
                         Ricardo Egydio Setubal
                         Rodolfo Villela Marino

    4. Comitê de Sustentabilidade
    5. Presidente:    Álvaro Antonio Cardoso de Souza
      Especialista:  Tarcila Reis Ursini
      Membros:   Andrea Laserna Seibel
                           Fábio Schvartsman
                          Olavo Egydio Setubal Júnior
                          Rodolfo Villela Marino

  2. designar Carlos Roberto Zanelato para ocupar a função de Secretário do Conselho de Administração, a partir de julho de 2012.

 

Nada mais havendo a tratar e ninguém desejando manifestar-se, encerraram-se os trabalhos, lavrando-se esta ata que, lida e aprovada, foi por todos assinada. Uberaba (MG), 18 de junho de 2012. (aa) Salo Davi Seibel – Presidente; Andrea Laserna Seibel – Secretária; Alfredo Egydio Arruda Villela Filho e Ricardo Egydio Setubal – Vice-Presidentes; Álvaro Antonio Cardoso de Souza, Fábio Schvartsman, Olavo Egydio Setubal Júnior e Rodolfo Villela Marino – Conselheiros.

 

____________________________________
Flávio Marassi Donatelli
Diretor de Relações com Investidores

Mapa do Site  |   Termos de Uso e Consulta  |   Código de Ética e Conduta  |   Fale Conosco  |  

Produzido por : TheMediaGroup