+A -A

As boas práticas socioambientais dos fornecedores da Duratex

Parceiros da companhia que participam do programa Gestão de Fornecedores Duratex contam como a iniciativa contribui para implementação e desenvolvimento de ações socioambientais em seus negócios

Criado em 2012, o programa Gestão de Fornecedores Duratex (GFD) passou por reformulação no ano de 2017 a fim de incorporar critérios de sustentabilidade aos processos de compras da companhia.

A empresa avaliou as atividades de seus 6,4 mil parceiros e os agrupou em 39 diferentes categorias, com o objetivo de mapear os aspectos socioambientais mais críticos e de maior risco para cada um de seus parceiros.

Para Luis Henrique Patricio, diretor da empresa ForteBox, a iniciativa da Duratex contribui para a implementação e aprimoramento das ações socioambientais de seus fornecedores. “É uma parceria que motiva, inspira e nos impulsiona na busca por melhores práticas”, diz.

Já na opinião de Livia Baldo, gerente Comercial da Tera Ambiental, o GFD estimula a transparência entre a Duratex e seus parceiros. “O programa possibilita conhecer as empresas para além dos serviços que prestam, valorizando suas boas práticas”, afirma. Alexandre Gonçalves, gerente geral da Alsco, completa: “O conhecimento compartilhado por meio do GFD estimula a sinergia e contribui para a melhoria de nossos processos internos”.

Confira, abaixo, exemplos de ações efetivas que já estão sendo feitas por cinco fornecedores da Duratex que participam do GFD e que, inclusive, foram destaque na edição 2017 do Prêmio Melhores Fornecedores, promovido pela empresa.

ALSCO
Com certificações internacionais, como a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, a empresa, que atua na locação e higienização de artigos têxteis e materiais de segurança, está consolidando seu sistema de gestão socioambiental.

FORTEBOX
A empresa de embalagens preparou materiais de orientação como parte de sua campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

IPIRANGA
A companhia do ramo de combustíveis possui sistema próprio de gestão da qualidade, o SIGA+, que monitora aspectos ambientais e de saúde e segurança, qualidade e responsabilidade social.

OTTANI
Com equipamentos industriais presentes nas unidades de Botucatu, Agudos e Uberaba da Duratex, a empresa implementou ações como a separação do lixo descartável e a captação de água da chuva para seu processo industrial, sendo reconhecida no Prêmio Melhores Fornecedores por seu engajamento no GFD.

TERA AMBIENTAL
A empresa, que atua no tratamento de efluentes, participa do projeto de produção de adubo orgânico por meio de compostagem de lodo e cinza, implementado na unidade de Agudos da Duratex.



Voltar