+A -A

Confira todas as iniciativas sociais da Duratex no 1º semestre de 2018

Atuar para promover o desenvolvimento das comunidades onde atua, bem como manter um relacionamento próximo com seu entorno, é um dos grandes compromissos previstos na Estratégia de Sustentabilidade da Duratex, que no primeiro semestre de 2018 promoveu uma série de iniciativas sociais nas cidades em que possui operações. Confira abaixo!

ESPAÇO ARVORAR

No primeiro semestre de 2018, a empresa abriu as portas do seu Espaço Arvorar para a comunidade. Localizado na unidade de Agudos da Duratex, no interior de São Paulo, ele apresenta a história da madeira na sociedade, a adultos e crianças, por meio de experiências sensoriais que promovem o conhecimento a respeito do tema de forma criativa e inovadora. As visitas aconteceram nos meses de fevereiro e abril. Uma mostra itinerante do Espaço Arvorar também foi montada nas cidades de Lençóis Paulista e Bauru.

CURSO DE MARCENARIA PARA MULHERES

Em março, a Duratex apoiou a iniciativa Se Vira, Mulher, um negócio social que oferece minicursos de manutenção residencial para mulheres a partir de 16 anos. A companhia doou chapas de madeira que foram usadas na capacitação de Marcenaria do projeto. Saiba mais em: Duratex apoia curso de Marcenaria para mulheres.

FEIRA DE SUSTENTABILIDADE

Em abril, a companhia marcou presença na Feira de Sustentabilidade do McDonald’s, evento focado na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com stands das marcas Deca e Hydra, a empresa promoveu atividades de conscientização sobre a importância do consumo consciente de água. Saiba mais em: Duratex participa de Feira da Sustentabilidade.

RODAS DE DIÁLOGO

A fim de identificar oportunidades de desenvolvimento nos municípios onde está presente, em conjunto com atores locais, a Duratex promoveu, no primeiro semestre de 2018, três Rodas de Diálogo com as comunidades da Água Branca, em São Paulo, Uberaba, em Minas Gerais, e Cabo do Santo Agostinho, em Recife.

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Em abril, a companhia iniciou o projeto Proteger e Sorrir em Rede, em parceria com a Childhood Brasil, que vai desenvolver uma metodologia para facilitar o acesso às informações sobre os casos de violência sexual infantil que acontecem em João Pessoa, na Paraíba, onde a Duratex possui operações. A intenção é oferecer a empresas e órgãos públicos locais uma ferramenta que ajude na promoção de ações mais eficazes de combate ao problema. Em maio, no Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, a empresa ainda promoveu ação de conscientização sobre o tema com centenas de caminhoneiros que prestam serviços para ela diariamente. Saiba mais em: Duratex conscientiza cerca de 350 caminhoneiros sobre importância do combate à exploração sexual nas estradas.

CAPACITAÇÃO GRATUITA EM HIDRÁULICA

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, no interior de São Paulo, a Duratex iniciou, em abril, iniciativa que até o final do ano capacitará gratuitamente em Hidráulica cerca de 200 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na região. No primeiro semestre, nos meses de maio e junho, duas turmas foram capacitadas, totalizando 50 pessoas beneficiadas. Um dos treinamentos, inclusive, foi focado no público feminino, a fim de contribuir para a entrada das mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, para seu empoderamento. Saiba mais em: Duratex oferece capacitação gratuita em Hidráulica para população de Jundiaí.

PASSEIO CICLÍSTICO NA FLORESTA

Também no mês de abril, a fim de incentivar o uso social de suas florestas, a companhia apoiou a primeira edição do Ciclotour, passeio ciclístico voltado à comunidade local que aconteceu em Agudos, no interior de São Paulo, onde a Duratex possui operações industriais e florestais. Saiba mais em: Unidade florestal da Duratex sedia passeio ciclístico.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Em maio, a Duratex capacitou cerca de 30 professores da rede pública de ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, sobre o tema Consumo Consciente de Água. A ação faz parte do projeto Caminhos da Água – Muros com Arte, que até o final do ano prevê uma série de iniciativas para promover a educação ambiental entre os alunos do 6º e 9º ano da rede pública de ensino de São Leopoldo, onde a Duratex possui operações. Saiba mais em: Duratex capacita professores da rede pública sobre consumo consciente de água.

FORÇA-TAREFA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Em junho, entre os dias 4 e 8, quando se comemorou mundialmente a Semana do Meio Ambiente, a Duratex engajou dezenas de colaboradores para promover ações de conscientização a respeito da importância da conservação ambiental nas comunidades onde possui operações. Saiba mais em: Confira as ações da Duratex na Semana do Meio Ambiente.

CAPACITAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Também em junho, a Duratex iniciou o projeto Jovens Talentos Empreendedores, que até o final do ano visa à capacitação profissional de mais de 100 jovens que vivem atualmente em situação de vulnerabilidade social na cidade de Criciúma, próximo às duas unidades industriais que a Duratex mantém no Estado de Santa Catarina. A ação é uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Saiba mais em: Ceusa apoia projeto Jovens Talentos Empreendedores.

PROGRAMADE VOLUNTARIADO

Ao longo do primeiro semestre de 2018, os colaboradores voluntários da Duratex também deram um show de cidadania e promoveram diversas iniciativas por meio do D+ Valor, o programa de voluntariado da companhia. Entre elas, gincanas para arrecadação de leite para entidades sociais em Agudos e nas demais cidades onde a Duratex possui operações florestais, mutirão de doação de sangue para o hemocentro de Botucatu, no interior de São Paulo, ação de limpeza do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, palestra sobre importância do uso consciente de água em escola pública de Taquari e entrega de agasalhos e cobertores para moradores que vivem em situação de rua no entorno do Escritório Central da companhia, em São Paulo.

Para o 2º semestre de 2018, uma série de iniciativas também está prevista. Até o final do ano, a companhia prevê o investimento de R$ 2 milhões em projetos de cunho social, cultural, esportivo e de apoio a idosos e pessoas em tratamento de câncer que vivem em suas comunidades do entorno.



Voltar