+A -A

  Década de 1950
Evidencia-se o olhar atento dos empreendedores brasileiros às oportunidades de inovação: começa a fabricação de chapas de fibra de madeira no país
 
 

Divisão Madeira

Os empresários Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra se atentaram para a oportunidade da fabricação de chapas de fibra de madeira no Brasil. Até então, o produto era apenas importado da Suécia.

Foto Eudoro Villela
Eudoro Villela
1950
 
 

Divisão Madeira

Com a colaboração de Alfredo Egydio de Souza Aranha, os empresários adquiriram equipamentos e maquinários da empresa sueca Desfibrator. Foi fundada oficialmente, em 31 de março, a Duratex S.A. Indústria e Comércio em São Paulo, já como empresa de capital aberto.

Fundação da Duratex
Fundação da Duratex
1951
 
 

Divisão Madeira

Nossa primeira fábrica entrou em operação em Jundiaí (SP) para a produção de chapas de fibra de madeira. Apesar da qualidade de nossa matéria-prima, enfrentamos a resistência dos brasileiros a um novo produto nacional. Alfredo Egydio de Souza Aranha confiou, então, no trabalho do engenheiro Olavo Egydio Setúbal, que assumiu a direção de nossa empresa em 1956.

Foto das operações da Duratex S.A. Indústria e Comércio
Fábrica em Jundiaí (SP)
1954
 
 

Divisão Madeira

Exportamos o primeiro lote de chapas de fibra de madeira para os Estados Unidos.

Foto Lote de chapas de fibra de madeira
Caminhão de exportação
1957
  Década de 1960
Momento de expansão da produção e das vendas. Com foco nos resultados e na qualidade de nossa matéria-prima, conquistamos posicionamento no Brasil e viramos sinônimo de confiança
 
 

Divisão Madeira

Ampliamos nossa fábrica em Jundiaí, o que duplicou nossa capacidade produtiva, e construímos um terminal de estação ferroviária para receber convidados do Brasil e do exterior. Como resultado desses investimentos, aumentamos o número de vendas e passamos a nos posicionar no mercado como sinônimo de confiança. Para diversificar nosso negócio, passamos a atuar também na área de trigo por meio da produção de rações.

Estação Ferroviária Jundiaí Linha 2
Linha II de Jundiaí (SP)
1961 a 1965
 
 

Divisão Madeira

Ano marcado pela obtenção do Certificado da Condição de Sociedade Anônima de capital aberto. Também foi constituída a AED (Associação dos Empregados da Duratex).

AED (Associação dos Empregados da Duratex)
1966
 
 

Divisão Madeira

Já com duas frentes de produção – chapas de fibra de madeira e rações –, inauguramos uma terceira frente para a implementação da linha de pintura Duraplac, o que contribuiu para nosso crescimento no mercado interno.

Duraplac
1968
  Década de 1970
Período de diversificação dos negócios. A Deca passou a fazer parte da nossa companhia, ampliando nosso portfólio de produtos e nos dando ainda mais força no mercado
 
 

Divisão Madeira

Adquirimos uma grande área florestal no município de Lençóis Paulista (SP) para o abastecimento de matéria-prima e abrimos uma nova fábrica de Painéis em Taquari (RS), somando duas unidades industriais na divisão Madeira. Também consolidamos presença no exterior com a inauguração de um escritório na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Lençóis Paulista (SP)
Lençóis Paulista (SP)
1970
 
 

Divisão Madeira

Fundamos a Duratex Florestal, para captação de recursos, e a Duraflora Silvicultura e Comércio Ltda., responsável pelo reflorestamento e desenvolvimento de tecnologia florestal.

Duratex Florestal
Duratex Florestal
1971
 
 

Divisão Deca

Incorporamos a Deca S.A. à companhia, potencializando nossa força no mercado, e com isso ganhamos nossa primeira fábrica na capital paulista: a Metais São Paulo.

 
A Deca iniciou suas atividades em 1947, com o nome Artefatos de Metais Deca. Resultado da parceria entre os empresários Olavo Egydio Setúbal e Renato Refinetti, a empresa fabricava chaves, parafusos, crucifixos e outras pequenas peças. Após a fusão com a Metalúrgica Enka, em 1956, também passou a produzir torneiras, misturadores e chuveiros. Em 1967, adquiriu a Válvulas Hydra S.A., um investimento que garantiu sua liderança no setor de produtos sanitários. No ano seguinte, incorporou a Companhia Cerâmica Jundiaiense, pioneira na fabricação de louças sanitárias no Brasil.
Incorporação da Deca
Unidade Metais São Paulo
1972
 
 

Divisão Madeira

Já com as unidades de Jundiaí (SP) e Taquari (RS) consolidadas, inauguramos uma nova fábrica de Painéis em Botucatu (SP), o que contribuiu para que o Brasil fosse considerado um dos maiores fabricantes de chapas de fibra de madeira do mundo. Ao passo em que crescíamos, com três unidades industriais na divisão Madeira, reforçamos nossas iniciativas de preservação ambiental. Desenvolvemos um projeto pioneiro de formação de sub-bosques, que gerou, entre outros benefícios, controle biológico, formação de sementes, enriquecimento do solo e aproveitamento da biomassa.

Fábrica em Botucatu (SP)
Fábrica em Botucatu (SP)
1973
 
 

Divisão Deca

Também adquirimos uma área no Distrito Industrial de Jundiaí (SP) para a construção da nossa primeira unidade de Cerâmica, a atual Louças Jundiaí, dando continuidade ao nosso projeto de expansão.

Louças Jundiaí
Fábrica de Louças Jundiaí (SP)
1973
 
 

Divisão Madeira

Abrimos uma nova fábrica de Painéis na cidade de Uberaba (MG) e fechamos o ano com quatro unidades industriais na divisão Madeira.

Fábrica de Painéis de Uberaba
Fábrica em Uberaba (MG)
1975
 
 

Duratex

Concentramos nossa administração na Avenida Paulista, centro financeiro da cidade de São Paulo.

Área administrativa na Avenida Paulista
Escritório Central
1979
  Década de 1980
Época de investimentos em tecnologia e de centralização das operações. Com foco definido, buscamos consolidar a liderança do mercado nacional e fortalecer nossa atuação no exterior
 
 

Divisão Deca

Já com as unidades Deca Metais São Paulo (SP) e Deca Louças Jundiaí (SP) consolidadas, compramos mais uma fábrica de Louças do grupo francês Lafarge, em São Leopoldo (RS), e investimos fortemente no sistema de automatização da fabricação de louças sanitárias, o que ampliou nossa capacidade produtiva.

Grupo Lafarge
Fábrica de São Leopoldo (RS)
1981
 
 

Duratex

Visando o mercado internacional, fundamos a Duratex Comercial Exportadora.

Lençóis Paulista (SP)
1982
 
 

Divisão Madeira

Assumimos o controle das unidades de madeira aglomerada do grupo Peixoto de Castro, com fábricas em Itapetininga (SP) e Gravataí (RS), além de grandes áreas de reserva florestal. Com isso, passamos a ter seis unidades industriais de Madeira.

Fábrica em Itapetinga (SP)
Fábrica em Itapetinga (SP)
1984
 
 

Duratex

Com a venda das fábricas de rações Anhanguera, centralizamos nossas operações nas unidades de chapas de fibra de madeira, aglomerado, louças e metais.

FFábrica de rações Anhanguera
1986
 
 

Divisão Madeira

Adquirimos a unidade de madeira aglomerada do Grupo Freudenberg, no município de Agudos (SP). Com isso, incorporamos um complexo florestal-industrial para complementar nossa linha de produtos, o que elevou nossa capacidade produtiva instalada, e fechamos o ano com sete unidades industriais na Divisão Madeira.

Unidade de madeira aglomerada do Grupo Freudenberg, no município de Agudos (SP)
Unidade industrial do município de Agudos (SP)
1988
 
 

Divisão Deca

Na área de louças e metais sanitários, ampliamos e modernizamos nossa fábrica de metais na cidade de São Paulo e construímos uma segunda unidade no município de Jundiaí (SP), totalizando quatro unidades na Divisão Deca.

Jundiaí (SP)
Fábrica de Jundiaí (SP)
1989
  Década de 1990
A Duratex investiu no Sistema de Gestão Ambiental e conquistou diversas certificações de qualidade no Brasil e no exterior. A década de 1990 também foi marcada pelo cinquentenário da Deca, o que reforçou a marca no mercado nacional
 
 

Duratex

Paulo Setúbal, filho mais velho de Olavo Setúbal, assumiu o comando da nossa empresa.

Foto Paulo Setúbal
Paulo Setúbal
1990
 
 

Divisão Deca

No mesmo ano, inauguramos o primeiro showroom da Deca em São Paulo, local com ambientes decorados e serviço de atendimento aos consumidores.

Showroom da Deca em São Paulo
Showroom da Deca em São Paulo
1990
 
 

Divisão Madeira

Conquistamos o selo FSC® (Forest Stewardship Council®) de Manejo Florestal e nos tornamos a primeira empresa da América do Sul a comprovar o manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável de nossas florestas.

Selo FSC de Manejo Florestal
1995
 
 

Divisão Deca

Já na Argentina, adquirimos integralmente a Piazza Hermanos, segunda maior empresa do país do ramo de metais sanitários, que passou a chamar Deca Piazza.

Deca Piazza
Deca Piazza
1995
 
 

Divisão Deca

Celebramos os 50 anos da criação da Deca e, em campanha de comemoração, fortalecemos ainda mais a marca no mercado nacional.

Celebramos os 50 anos da criação da Deca 1997
 
 

Divisão Madeira

Nesse ano, destaca-se também a implementação de nossa primeira linha de MDF no Brasil, instalada em Agudos (SP), onde também inauguramos um Centro de Treinamento com o objetivo de credenciar instaladores de piso e distribuidores do produto.

Primeira linha de MDF no Brasil
1997
 
 

Duratex

Por meio da subsidiária Duratex North América passamos a enviar 57% do nosso volume de exportações de chapas de fibra de madeira para os Estados Unidos.

Foto de Chapas de Fibra de Madeira
1999
  Anos 2000
Período de investimentos nos negócios e melhorias na governança corporativa. Como resultado, passamos a integrar o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o Novo Mercado, ambos da BM&FBovespa
 
 

Duratex

Aumentamos nosso capital por meio da emissão e distribuição de 3,6 bilhões de ações, o que resultou na captação de R$ 190,8 milhões. O montante foi investido na modernização das Divisões Madeira e Deca.

2000

Divisão Madeira

Na Área Florestal, colocamos em prática a clonagem de árvores com o objetivo de aumentar a produção de madeira com alta qualidade e baixo custo, além de manter as melhores características da planta de origem. Ainda conquistamos a certificação FSC® para Cadeia de Custódia, que garante a rastreabilidade da madeira utilizada no nosso processo produtivo.

Divisão Deca

Com foco nos produtos economizadores de água, construímos o Centro de Treinamento Técnico Deca Hydra na unidade Metais São Paulo.

 
 
 

Duratex

Fortalecemos nossa presença no exterior com a exportação de produtos para a Europa e o México. No Brasil, investimos nas linhas de produção com foco na diversificação de nosso portfólio.

Linha de Produção Duratex
2002
 
 

Divisão Madeira

Na Divisão Madeira, construímos nova fábrica na unidade de Botucatu (SP) com tecnologia de ponta para a produção de painéis e concluímos o processo de desativação da unidade de Gravataí (RS), com redirecionamento da produção para Itapetininga (SP). Com isso, terminamos o ano com seis unidades industriais na Divisão Madeira.

Louça Deca
Nova fábrica na unidade de Botucatu (SP)
2002
 
 

Divisão Deca

Na Divisão Deca, adquirimos os últimos equipamentos de usinagem necessários para expandir a produção de metais sanitários e passamos a produzir cubas com design ainda mais diferenciado.

Louça Deca
2002
 
 

Divisão Madeira

Na Divisão Madeira, inauguramos uma nova linha de painéis em Botucatu (SP), o que nos conferiu o título de maior fabricante do Brasil e referência em tecnologia e redução de impactos ambientais.

Painéis Botucatu
Colaboradores da fábrica de Botucatu (SP)
2003
 
 

Duratex

Aderimos ao Nível 1 do Índice de Governança Corporativa da BM&FBovespa, reforçando nosso compromisso com investidores e agentes de mercado de capitais em relação à transparência e à equidade na divulgação de informações. Também criamos seis Comitês Internos, que têm participação de executivos das empresas industriais do Grupo Itaúsa (Duratex, Itautec e Elekeiroz), com o objetivo de melhorar nossas práticas, reduzir custos e gerar valor compartilhado aos acionistas e públicos de relacionamento.

Nível 1 do Índice de Governança Corporativa da Bovespa
2005
 
 

Duratex

Dando continuidade às melhorias na nossa estrutura de governança, criamos nosso Código de Ética, o Comitê de Sustentabilidade Ambiental, Social e Cultural e a Gerência de Sustentabilidade, que ficou responsável pela gestão do tema em todas as empresas do Grupo Itaúsa Industrial.

Grupo Itaúsa
2007
 
 

Duratex

Nossas ações passaram a integrar a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&FBovespa, composta por empresas que se destacam pela responsabilidade ética e pela promoção do desenvolvimento sustentável.

Carteira ISE
2008
 
 

Divisão Deca

No mesmo ano, adquirimos duas empresas concorrentes no segmento de louças sanitárias: a Ideal Standard, com fábricas em Jundiaí (SP) e Queimados (RJ), e a Cerâmica Monte Carlo, localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE), totalizando sete unidades na Divisão Deca. Com o investimento, consagramo-nos como única marca do setor a possuir fábricas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país e passamos a deter cerca de um terço da capacidade brasileira de produção de louças.

Louças Recife
Fábrica de Louças Recife (PE)
2008
 
 

Duratex

Passamos a integrar o Novo Mercado da BM&FBovespa, grupo de empresas com o mais elevado padrão de governança corporativa do Brasil.

Novo Mercado Bovespa
2009
 
 

Divisão Madeira

Associamo-nos à Satipel e criamos a maior indústria de painéis de madeira do Hemisfério Sul. Além disso, inauguramos a maior linha de MDF do mundo, na fábrica de Agudos (SP), e adquirimos uma nova área florestal em Estrela do Sul. Por fim, desativamos a fábrica de Jundiaí, fechando o ano com cinco unidades industriais na Divisão Madeira.

Fábrica de Uberada (MG)
Fábrica de Uberaba (MG)
2009
 
 

Duratex

Concluímos o processo de associação com a Satipel e anunciamos investimentos nas nossas duas divisões de negócio.

Associação com a Satipel
2010
 
 

Divisão Madeira

Na Madeira, iniciamos as operações da fábrica de resinas, construída na unidade de Agudos (SP).

Unidade Agudos
2010
 
 

Divisão Deca

Já na Deca, anunciamos investimentos para a expansão da planta de metais em Jundiaí (SP) e da fábrica de louças em Queimados (RJ).

Unidade Agudos
2010
 
 

Duratex

Selo Duratex 60 anos

Os 60 anos da Duratex

Comemoramos 60 anos de atuação no Brasil e demos início ao processo de preparação das unidades industriais para a certificação ISO 14001, que atesta a qualidade de nosso Sistema de Gestão Ambiental.

2011
 
 

Divisão Deca

Adquirimos mais uma fábrica de cerâmica, a Elizabeth Louças Sanitárias, localizada em João Pessoa (PB), fechando o ano com oito unidades na Divisão Deca.

Certificação ISO 14001
Fábrica de cerâmica Elizabeth Louças Sanitárias
2011
 
 

Duratex

Passamos a integrar o Dow Jones Sustainability World Index, o mais importante índice de sustentabilidade do mercado financeiro mundial. Também entramos para o Cadastro Empresa Pró-Ética, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União e do Instituto Ethos, que avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas com a prevenção e o combate à corrupção envolvendo órgãos públicos, e conquistamos a certificação ISO 14001 em cinco unidades industriais das Divisões Deca e Madeira: Metais São Paulo (SP), Metais Jundiaí (SP), Louças São Leopoldo (RS), Painéis Agudos (SP) e Painéis Uberaba (MG). Reforçando nosso compromisso com a ética, ainda lançamos o programa GFD (Gestão de Fornecedores Duratex), que visa conscientizar e envolver os fornecedores com todas as nossas práticas e políticas socioambientais e de qualidade.

Em 2012, lançamos uma nova identidade visual para a Duratex, com traços, cores e formas diferentes, com o objetivo de transmitir aos nossos públicos de relacionamento atributos como proximidade, flexibilidade, inovação e dinamismo.
Logo Novo
2012
 
 

Divisão Deca

Concluímos a compra da Metalúrgica Ipê (Mipel) de válvulas industriais, em Jacareí (SP), totalizando nove unidades industriais na Divisão Deca.

Unidade Jacareí (SP)
2012
 
 

Divisão Madeira

Com o olhar atento ao mercado externo, adquirimos 37% das ações da Tablemac, líder no mercado colombiano na fabricação de painéis de madeira industrializada.

Tablemac
Unidade da Tablemac, na Colômbia
2012
 
 

Duratex

Conquistamos a certificação ISO 14001 nas duas fábricas de Louças de Jundiaí (SP), além das fábricas de Painéis de Taquari (RS) e Itapetininga (SP), totalizando nove unidades industriais Duratex com Sistema de Gestão Ambiental certificado.

Certificação ISO 14001
2013
 
 

Divisão Deca

No Brasil, adquirimos a empresa de chuveiros eletrônicos e aquecedores solares Thermosystem, em Tubarão (SC), encerrando o ano com 10 unidades industriais na Divisão Deca. Já na Argentina, desativamos a fábrica Deca Piazza.

Unidade Tubarão (SC)
Fábrica de Louças Jundiaí (SP)
2013
 
 

Divisão Madeira

Aumentamos para 80% a nossa participação na Tablemac e, com a maioria das ações da companhia, passamos a ter o controle de quatro unidades industriais na Colômbia.

Tablemac
2013
 
 

Duratex

Conquistamos a certificação ISO 14001 nas fábricas Louças Paraíba e Painéis Botucatu, totalizando 11 unidades industriais da Duratex com Sistemas de Gestão Ambiental certificados. No mesmo ano, demos início ao processo de certificação OHSAS 18001 em Saúde e Segurança em nossas unidades industriais e florestais.

OHSAS 18001
2014
 
 

Divisão Deca

Desativamos uma de nossas fábricas de Louças na cidade de Jundiaí (SP). Assim, a Divisão Deca passou a ter nove unidades industriais, sendo cinco delas certificadas pela ISO 14001.

Fábrica Jundiaí (SP)
2014
 
 

Divisão Madeira

Em associação com a empresa Caeté, criamos a Caetex, joint venture para plantio de florestas de eucalipto em Alagoas, reforçando nossa atuação no nordeste brasileiro

Caetex Alagoas
2014
 
 

Duratex

Conquistamos a certificação OHSAS 18001 em sete das nossas 22 unidades industriais e florestais no Brasil: Louças São Leopoldo (RS), Louças Queimados (RJ), Metais Jundiaí (SP), Painéis Taquari (RS), Painéis Agudos (SP), Florestal Taquari (RS) e Florestal Agudos (SP). O selo atesta a qualidade de nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança.

65 anos de Duratex
2015
 
 

Divisão Deca

Concluímos a compra da Duchas Corona Ltda., tradicional marca de chuveiros, duchas e torneiras elétricas. Assim, ampliamos nossa capacidade de produção para atender até 30% do mercado e assumimos a vice-liderança do setor no Brasil. Encerramos o ano, novamente, com 10 unidades industriais na Divisão Deca

Duchas Corona
2015
 
 

Duratex

Comemoramos 65 anos de atuação no Brasil com mais de 12 mil colaboradores, 19 unidades industriais, 7 unidades florestais e cerca de 280 mil hectares de área florestal, no Brasil e na Colômbia. Uma história de crescimento marcada pela evolução de nossos processos de gestão, pela aquisição de novos negócios e pelo constante aprimoramento industrial, com foco na governança exemplar e no desenvolvimento sustentável.

65 anos de Duratex
2016