+A -A

Cientes do impacto que nossas atividades causam nas regiões onde atuamos, monitoramos, desde 2004, nosso desempenho com relação a cinco aspectos ambientais: Água, Efluentes, Emissões, Energia e Resíduos.

A prática faz parte do nosso SGA (Sistema de Gestão Ambiental), que possui certificação ISO 14001 e é fundamental para garantir a avaliação e melhoria contínua de todos os nossos processos e produtos, no que diz respeito à eficiência ambiental.

Como forma de envolver todos os nossos líderes e colaboradores nesse processo, ainda definimos metas para nossos indicadores ambientais, que visam reduzir anualmente o uso de recursos naturais, insumos e energia em todas as nossas unidades industriais. Tais objetivos estão registrados em nossa Plataforma de Sustentabilidade.

Levando em conta o aumento de nossa eficiência desde 2004, quando passamos a monitorar nosso desempenho na área de Meio Ambiente, em 2016 assumimos o compromisso de manter nossa performance ambiental nas divisões Deca Metais e Madeira Painéis, com base no ano de 2015.

Já na divisão Deca Louças, haverá aumento da eficiência nos processos produtivos, reforçando nossa preocupação com o meio ambiente. Confira as metas:

  • Redução de 10% no consumo de água
  • Redução de 7,7% na geração de efluentes
  • Redução de 11,7% no consumo total de energia
  • Redução de 6,4% no consumo de energia elétrica
  • Redução de 4,8% no envio de resíduos para aterros

No que diz respeito ao aspecto Emissões, após adotar metas de curto prazo para a redução de nossa pegada de carbono durante os últimos quatro anos, em 2016 assumimos o compromisso de construir uma meta de longo prazo para o tema, a fim de torná-lo ainda mais estratégico para nossos negócios e gerar impacto positivo permanente para a sociedade.

Abaixo, os resultados dos nossos indicadores ambientais.