+A -A

A redução contínua do descarte de efluentes e resíduos enviados para aterros faz parte dos nossos compromissos ambientais, que estão registrados no Planejamento Estratégico e traduzidos, na forma de metas, em nossa Plataforma de Sustentabilidade.

Por isso, visando promover o aumento de nossa eficiência ambiental, investimos regularmente em projetos que viabilizam o reaproveitamento de resíduos em nosso próprio processo produtivo ou como insumo para indústrias de outros segmentos.

Na Divisão Madeira, desde 2013, as cinzas provenientes da queima de biomassa para geração de energia térmica e o lodo gerado no tratamento de efluentes são processados em uma usina de compostagem instalada na unidade de Agudos (SP). Graças à iniciativa, que já foi replicada na unidade de Uberaba (MG), conseguimos produzir composto orgânico para fertilização do solo das nossas áreas florestais e deixamos de enviar, anualmente, milhares de toneladas de resíduos para aterros.

Já na Divisão Deca, todas as unidades Louças estão equipadas com britadores, equipamentos que trituram louças reprovadas em nossos critérios de qualidade para reaproveitá-las na composição da massa utilizada na fabricação de novas peças. Além disso, moldes de gesso usados no processo de produção são revendidos à indústria cimenteira e incorporados à fabricação de cimento, fazendo com que nossa empresa gere receita a partir da reutilização de resíduos dos nossos processos produtivos industriais.

Nas unidades Metal da Deca, uma tecnologia pioneira permite recuperar e reutilizar no processo produtivo todo o bronze e latão presentes na borra que sobra do processo de fundição, reduzindo nossa geração de resíduos.

Confira nossos resultados para Resíduos


Clique aqui