+A -A

    Promovemos o desenvolvimento dos nossos colaboradores, clientes, consumidores e comunidades locais
 

Atuamos em oito diferentes Estados do Brasil e, por meio de nosso modelo de negócio, fazemos questão de gerar valor a cada uma das comunidades onde estamos presentes a partir da promoção de projetos e ações sociais.

Acreditamos que desenvolver mecanismos de diálogo que propiciem a identificação das demandas e necessidades dessas comunidades com relação às nossas atividades é fundamental para que possamos direcionar nossos investimentos sociais e, assim, aumentar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas em toda a nossa cadeia de valor.

Para tanto, investimos no diálogo com representantes locais por meio de rodas de conversa promovidas dentro das nossas próprias unidades, a fim de mapear as demandas regionais para que possamos atuar de forma estratégica e eficaz em cada uma das regiões onde estamos presentes.

Além disso, conscientes da influência dos nossos negócios na sociedade, mantemos parcerias com iniciativas como Instituto Ethos, Childhood Brasil, Plataforma Liderança Sustentável, Movimento Mulher 360 e Fundação IOCHPE e fazemos parte de uma série de compromissos voluntários que visam ao desenvolvimento sustentável. Entre eles, destacam-se o Pacto Global da ONU, que engaja governos e empresas na promoção dos direitos humanos, na defesa do meio ambiente e no combate à corrupção e ao trabalho infantil e escravo, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 17 grandes metas estabelecidas pelas Nações Unidas que servem de diretriz para a luta global contra a pobreza e as desigualdades sociais, em alinhamento com a proteção ao meio ambiente.

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

Nossa norma de Investimento Social Privado é baseada em dois eixos de atuação:

  • Educação, voltado para a capacitação de pessoas que vivem nas comunidades onde estamos presentes e para a conscientização e disseminação de informações socioambientais;
  • Meio Ambiente, voltado para a promoção do uso eficiente e racional dos recursos naturais relacionados aos nossos negócios, como a água.

Entre os projetos contemplados pelo eixo Educação, oferecemos às comunidades cursos de capacitação profissional relacionados aos nossos negócios, como Marcenaria e Instalação Hidráulica. Mantemos ainda a AVAP (Área de Vivência Ambiental Piatan), espaço localizado na unidade florestal de Agudos (SP) que oferece visitas monitoradas para que a comunidade acadêmica e demais interessados conheçam de perto nossas operações e os cuidados que adotamos para oferecer ao mercado produtos sustentáveis e de qualidade.

Já no eixo Meio Ambiente, temos, entre outras iniciativas, o Deca ProÁgua, programa que visa à redução do desperdício hídrico em edifícios públicos e privados a partir de planos de ação que envolvem conscientização de consumidores, detecção de vazamentos e instalação de produtos e dispositivos economizadores, entre outras atividades.

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

A fim de que tenhamos sinergia entre todas as iniciativas de engajamento e desenvolvimento de comunidades que promovemos, o D+ Valor, nosso programa de voluntariado, segue os mesmos eixos de atuação do nosso Investimento Social Privado: Educação e Meio Ambiente. Soma-se a eles o eixo Cidadania, que engloba campanhas de arrecadação e visitas a entidades filantrópicas locais.

No eixo Meio Ambiente, destacam-se as palestras sobre educação ambiental ministradas pelos nossos próprios colaboradores nas comunidades em que atuamos. Já no eixo Educação se sobressai o programa Formare Aprendiz, realizado em parceria com a Fundação Iochpe, que oferece cursos de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade. As aulas são comandadas pelos nossos próprios colaboradores e, após o término do curso, os alunos têm a oportunidade de serem contratados por nossa companhia, caso haja disponibilidade de vagas.

USO SOCIAL DAS FLORESTAS

Visando utilizar nossas estruturas para gerar valor para nossas comunidades do entorno e promover os cuidados que adotamos no manejo de nossas florestas, praticamos o uso social das mesmas, oferecendo à população acesso às nossas fazendas para momentos de lazer. Também criamos parcerias para fomentar outras formas de trabalho nas áreas que não são usadas para plantio.

NOSSA VISÃO DE FUTURO

Nosso modelo de negócio gera valor para a sociedade e contribui com o desenvolvimento social nas regiões onde estamos presentes. Com abertura para dialogar com representantes das comunidades vizinhas, por meio da interação de nossos colaboradores com os representantes locais, podemos melhorar ainda mais a identificação de demandas regionais e a aplicação dos esforços e recursos que direcionamos para esses públicos, de forma integrada e conectada ao nosso planejamento estratégico.

Para saber mais sobre nosso desempenho com relação ao tema Relacionamento com Comunidades e Desenvolvimento Local, acesse o Relatório Anual 2016.

Nossos compromissos para o tema Relacionamento com Comunidades e Desenvolvimento Local até o ano de 2025 são:

  • Ter 80% de aprovação do processo de engajamento
    pela comunidade
  • Ter 100% dos gestores expostos a uma vivência na comunidade local
  • Ter 10 colaboradores por unidade operacional como agentes de engajamento habilitados para o diálogo com a comunidade
  • Influenciar duas políticas públicas por localidade onde estamos presentes
  • Ter 75% do reconhecimento do atributo responsabilidade socioambiental nas comunidades em que nossas unidades operacionais estão presentes
  • Mensurar e comunicar os impactos positivos em 100% das comunidades em que as unidades operacionais
    estão presentes