+A -A

    Aprimoramos continuamente nossas operações ambicionando o equilíbrio socioambiental em toda a cadeia de valor
 

Tão importante quanto ter um modelo de negócio alinhado à sustentabilidade é saber que a nossa cadeia de suprimentos também está de acordo com esses objetivos e aspirações, para que possamos nos desenvolver e gerar valor juntos.

Nossos fornecedores têm papel relevante na representação de nossa marca. Por isso, fazemos questão de manter um relacionamento próximo com todos os nossos parceiros, a fim de gerar valor compartilhado aos negócios.

GESTÃO DE FORNECEDORES

Mantemos, desde 2012, o programa GFD (Gestão de Fornecedores Duratex), um processo estruturado de gestão que avalia nossa cadeia de suprimentos a partir de critérios socioambientais, econômicos e de qualidade, a fim de que haja sinergia dos fornecedores com o Propósito da Duratex.

As avaliações são feitas anualmente, com o apoio de consultoria especializada e independente, e visam engajar e desenvolver nossos parceiros para as melhores práticas de mercado, a fim de que possamos mitigar nossos riscos relacionados à cadeia de valor e ainda estimular negócios cada vez mais éticos e responsáveis. Conheça mais sobre o processo no infográfico abaixo. Para conferir os resultados de 2017 do nosso programa Gestão de Fornecedores Duratex, clique aqui.

RODAS DE CONVERSA

Também promovemos periodicamente workshops com os fornecedores interessados para debater assuntos relacionados à sustentabilidade nos negócios. Nas rodas de conversa, debatemos os benefícios e desafios de uma atuação pautada na responsabilidade socioambiental e ética e mapeamos os temas que consideram mais estratégicos, a fim de que possamos priorizá-los em possíveis concorrências.

PROTEÇÃO E CUIDADO COM A INFÂNCIA

O combate ao trabalho infantil, forçado ou análogo à escravidão na cadeia de valor é uma das nossas preocupações. Por isso, patrocinamos o programa Na Mão Certa da Childhood Brasil, que visa erradicar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias do país. Periodicamente, promovemos ações de conscientização a respeito do tema com os caminhoneiros dos nossos fornecedores, a fim de que possam atuar como agentes de fiscalização nas estradas.

NOSSA VISÃO DE FUTURO

A perenidade e sustentabilidade de nossos negócios depende de uma cadeia de fornecimento responsável e que compartilhe de nossos valores e compromissos. A incorporação de critérios socioambientais nos processos de contratação contribui para que tenhamos um melhor desempenho e possamos mitigar riscos em nossos negócios.

Ao mesmo tempo, estimula as empresas com quem fazemos parcerias a adotarem boas práticas de gestão e a multiplicarem os benefícios advindos de negócios responsáveis e éticos.

Para saber mais sobre nosso desempenho com relação ao tema Cadeia de Fornecimento Responsável, acesse o Relatório Anual 2017.

NOSSAS METAS

Nossos compromissos para o tema Cadeia de Fornecimento Responsável até o ano de 2025 são:

Meta Status Em 2017
Ter 80% dos fornecedores estratégicos com índice de desempenho igual ou acima de 8 no programa Gestão de Fornecedores Duratex Em 2017, 27% dos fornecedores estratégicos apresentaram índice igual ou acima de 8
Ter 100 % das compras estratégicas considerando critérios socioambientais Nosso sistema de compras foi revisado em 2017 e desenvolvemos matriz de risco para as 39 categorias de suprimentos
Ter 100% dos fornecedores críticos avaliados até o 2º nível da cadeia de fornecimento Está em andamento plano para avaliação dos fornecedores em 2º nível de nossa cadeia
  • Ter taxa de frequência de acidentes com afastamento igual ou menor que 1,5 e de severidade igual ou menor que 45 para colaboradores próprios
  • Ter taxa de absenteísmo por doenças com frequência igual ou menor que 100 e de severidade igual ou menor que 1.200
  • Ter resultado igual ou acima de 60% na pesquisa de clima organizacional
  • Ter índice igual ou acima de 85% de adesão à nova cultura
  • Desenvolver e implementar um projeto de formação de sucessores para 70% dos cargos de liderança
  • Implementar a escola virtual Duratex Colômbia até 2019 e ter cursos de formação para 100% dos cargos até 2025

*Aprovadas em 2018, as metas da Colômbia passarão a ter seus status reportados a partir de 2019


É nosso fornecedor? Acesse as newsletters que enviamos, periodicamente, para este público.