+A -A

Possuímos mais de 12 mil colaboradores, que atuam nas áreas operacional, administrativa e de vendas, sempre com foco na satisfação do cliente e comprometidos com a excelência de nossos produtos e serviços.

Acreditamos que colaboradores realizados se desenvolvem pessoal e profissionalmente, trabalham de forma mais comprometida e ajudam a fortalecer nossa Missão, Visão e Valores. Por isso, consideramos o capital humano como nosso maior ativo. Apoiados em políticas internas e programas de treinamento e capacitação, fazemos questão de valorizar nossos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho motivador, meritocrático e que respeite os direitos humanos e todas as legislações trabalhistas vigentes.

Além disso, alinhados ao Planejamento Estratégico da companhia e buscando a geração de valor, consideramos fundamental ouvir nossos colaboradores e, assim, construir relações de trabalho mais éticas e de maior qualidade. Entre outras ferramentas, possuímos Ouvidoria, canal que recebe sugestões, denúncias e críticas de fatos que não estejam de acordo com as políticas da companhia, e o GIP, programa de Gestão Integrada de Pessoas que engaja nossa liderança com a prática do feedback.

Anualmente, nossos colaboradores a partir de nível sênior se reúnem com seus gestores diretos para conversar sobre desempenho e têm a oportunidade de traçar seu próprio Plano de Desenvolvimento Individual, em que apresentam estratégias de desenvolvimento de carreira e sugerem treinamentos técnicos, operacionais e corporativos, que capacitam para Liderança, Gestão Estratégica e Conhecimento do Negócio.

No que se refere à saúde e segurança, contamos com o programa Duraseg, que avalia os possíveis riscos das atividades desempenhadas em nossas unidades e estabelece normas e procedimentos a serem adotados, a fim de evitar acidentes e garantir um ambiente de bem-estar e segurança a todos os nossos colaboradores durante a jornada de trabalho. Graças à iniciativa, sete das 22 unidades industriais e florestais da Duratex já possuem certificação OHSAS 18001.

Por fim, com o objetivo de promover a diversidade, possuímos plano de ação para a contratação de PCDs (Pessoas com Deficiência) e mantemos o programa ParaTodos, que visa à inclusão de colaboradores com deficiências físicas e mentais na companhia – tanto em cargos operacionais quanto de liderança. Entre outras ações, a iniciativa promove curso pioneiro na unidade florestal de Botucatu (SP), em parceria com o Senai, que capacita pessoas com deficiência para a produção de chapas de madeira. Em nosso viveiro de mudas, em Lençóis Paulista (SP), por exemplo, 9,4% dos colaboradores são pessoas com deficiências físicas e mentais.

Conscientes da importância de contribuir para a igualdade de gênero em nossos negócios, ainda fazemos parte do Movimento Mulher 360, iniciativa que busca promover a diversidade e ampliar a participação feminina no ambiente corporativo. Somos a primeira empresa do setor de Materiais de Construção a aderir ao movimento, que tem o apoio da ONU Mulheres.