+A -A
09 de dezembro de 2020.

Duratex recebe nota "A" por gestão climática em 2020


Companhia integra grupo seleto de empresas avaliadas com pontuação máxima pelo CDP

A Duratex foi reconhecida por sua liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP, organização ambiental global sem fins lucrativos, garantindo um lugar na prestigiada 'A List' pelo combate às mudanças climáticas. A companhia, presente no mercado por meio das marcas Duratex, Durafloor, Deca, Hydra, Portinari e Ceusa, alcançou a nota mais alta da publicação, reconhecida como referência global em gestão climática.

A Duratex foi avaliada por suas ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa, mitigar riscos climáticos e desenvolver uma economia de baixo carbono. A empresa é uma das poucas que integra o grupo considerado de alto desempenho, dentre as mais de 5.800 empresas pontuadas. A ponderação foi feita com base nos dados reportados pela própria companhia, por meio do questionário de mudanças climáticas de 2020 do CDP. Contando com significativas ações climáticas demonstráveis, a Duratex é considerada líder em ambição ambiental, ação e transparência em todo o mundo, pela publicação.

A divulgação ambiental anual do CDP e o processo de pontuação são amplamente reconhecidos. Em 2020, mais de 515 investidores com mais de US$106 trilhões em ativos e mais de 150 principais compradores com US$4 trilhões em aquisições solicitaram às empresas que divulgassem dados sobre os impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP. Mais de 9.600 empresas de todo o mundo responderam - a maior participação registrada pela organização em sua história.

O CDP utiliza metodologia detalhada e independente para avaliar essas empresas, atribuindo uma pontuação de A a D, com base na abrangência da divulgação, conscientização e gestão de riscos ambientais e demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como estabelecer metas ambiciosas e significativas. Aqueles que não divulgam ou que forneceram informações insuficientes são pontuados com F.

Duratex recebe nota

“Estendemos nossos parabéns a todas as empresas da A List deste ano. Assumir a liderança na transparência e na ação ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar, e é admirável, ainda mais em um ano desafiador como este marcado pela COVID-19. A escala dos riscos por mudanças climáticas, desmatamento e insegurança hídrica para as empresas é enorme, e sabemos que as oportunidades de ação superam em muito os riscos da inação. A liderança do setor privado criará um 'ciclo de ambições' para uma maior ação governamental e garantirá que pretensões globais para uma economia sustentável 'net zero' se tornem realidade. Nossa A List celebra as empresas que estão se preparando para se destacar na economia do futuro tomando medidas hoje”, declarou Paul Simpson, CEO do CDP.

O histórico da busca pelas melhores práticas ambientais e de transparência da Duratex tem como marco o pioneirismo na obtenção de certificação FSC® de Manejo Florestal no continente que, em 2020, completou 25 anos, tornando-se a primeira empresa da América Latina a alcançar este marco.

A otimização constante do processo produtivo em todas as suas unidades fez com que a empresa fosse amplamente reconhecida pelo mercado como referência nas práticas de sustentabilidade em 2020. Nesse ano, a Duratex foi a primeira[FBMVM1] colocada do continente no ranking SPOTT, publicação internacional que avalia a atuação de grandes empresas em segmentos da economia com impacto ambiental e social relevantes. Ainda em 2020, a empresa passou a integrar o novo índice S&P/B3 Brasil ESG, composto pelas 96 companhias de maior destaque em práticas ESG operando na bolsa brasileira.

É com imenso orgulho que recebemos a notícia de nomeação da Duratex para A List do CDP. Estar no seleto grupo global de empresas líderes em transparência e ações efetivas com relação aos riscos ambientais é um reconhecimento que reflete todos os esforços da companhia com a agenda climática. Mesmo com as inúmeras adversidades do ano de 2020, nos mantivemos firmes em nosso propósito e inovamos com sustentabilidade. Nossas práticas de governança em conjunto com nosso amplo portfólio de soluções ecoeficientes, as ações e investimentos em eficiência energética e energia renovável e o melhoramento genético contínuo de nossas florestas tornam a Duratex cada vez mais adaptada às mudanças climáticas e nos mantém contribuindo com o balanço positivo de carbono de nossas operações”, declarou Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex. Além da nota A em gestão climática, a empresa recebeu nota B nas categorias florestas e segurança hídrica pelo CDP.

A lista completa das empresas que formam A List do CDP deste ano está disponível aqui, junto com a pontuação pública de outras empresas: https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores

Código de licença: FSC-C006042



Voltar