+A -A

Exposição marca o encerramento do projeto Heróis em Ação em Taquari

Público poderá conhecer iniciativas elaboradas por jovens de 5 escolas do município

Com o objetivo de proporcionar oportunidades para a prática do protagonismo dos jovens de Taquari, o projeto Heróis em Ação, apoiado pela Duratex, realizou a exposição Lá Onde Eu Moro, no parque Zeferino Brasil.

A mostra reúne as iniciativas elaboradas pelos alunos de 5 escolas da cidade nas quais os professores foram capacitados para apoiar os alunos na realização de uma pesquisa sobre cultura local, identidade, pontos fortes, principais carências e oportunidades de mudança nas comunidades onde vivem.

O evento reuniu representantes do poder público, colaboradores da Unidade Taquari e a comunidade para conhecer as ideias propostas pelos alunos.

Confira os projetos construídos:

Na EMEF Pedro Pereira Machado, o objetivo da Biblioteca Comunitária de Amoras foi incentivar a leitura entre todas as pessoas da comunidade com a abertura ao público da biblioteca da escola. A ideia é promover escritores e publicações locais que tratam da região do Vale do Taquari.

Exposição marca o encerramento do projeto Heróis em Ação em Taquari

Ao notarem que os moradores do bairro sentiam falta de um espaço para a prática esportiva, alunos da EMEF Osvaldo Ferreira Brandão, com o projeto Vida e Lazer Através do Esporte, resolveram transformar o ginásio de esportes em um centro cultural, o que amplia as possibilidades de uso do espaço de convivência e ações de promoção da cultura local.

O Projeto Sou Léo, dos alunos da EMEF Emílio Schenk, busca promover os artistas locais em uma comunidade com grande concentração de talentos quase invisíveis. Por meio de um evento de rua, a intenção é fazer com que eles sejam mais conhecidos pelas pessoas.

Alunos da EMEF Timótheo Junqueira dos Santos, considerando a importância do brincar no desenvolvimento das crianças, decidiram reativar uma das praças de brinquedo do bairro, localizada ao lado de uma área verde, que também será utilizada no projeto “Vamos Brincar?”. Além do restauro, ações que estimulam a consciência de que o parquinho é de todos e envolvem a comunidade nos cuidados e manutenção do espaço.

A implementação de um novo espaço para a prática de esportes e atividades físicas é a base do projeto Comunidade de Heróis, da EMEF La Salle. Com a revitalização do gramado da escola, os alunos buscam incentivar este “encontro em campo” da comunidade.



Voltar