+A -A

Marcenaria do Bem entrega móveis personalizados para entidades que atuam com crianças e jovens

Iniciativa faz parte do encerramento do curso de marcenaria promovido em parceria com a Duratex, que oferece capacitação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre elas, moradores em situação de rua

Buscando sempre promover o desenvolvimento local das comunidades onde atua, a Duratex mantém, desde setembro de 2018, parceria com o Instituto Leo Madeiras para oferecer capacitação gratuita em marcenaria para pessoas em situação de rua que vivem em seu entorno na capital paulista.

A segunda turma do curso Leo Educa promovida por meio dessa parceira se formou nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, e como conclusão da capacitação os alunos foram provocados a confeccionar móveis personalizados para entidades sociais localizadas na cidade de São Paulo.

Isso porque o último módulo do curso, batizado de “Marcenaria do Bem”, visa incentivar os futuros marceneiros a colocar em prática as habilidades aprendidas durante a capacitação em favor de pessoas do seu entorno que estejam precisando.

“Esses alunos foram ajudados por meio do curso. Ganharam a oportunidade de aprender um novo ofício para se recolocar no mercado de trabalho. A proposta do ‘Marcenaria do Bem’ é que utilizem todo o conhecimento adquirido para dar continuidade à corrente do bem que os ajudou, perpetuando e ampliando essa rede de solidariedade que se forma a partir do Leo Educa”, explica Débora Spitzcovsky, da área de Sustentabilidade, que coordena a iniciativa na Duratex.

Marcenaria do Bem entrega móveis personalizados para entidades que atuam com crianças e jovens vulneráveis em SP

Após fazer visitas de campo às entidades que seriam beneficiadas, para entender suas reais necessidades, a turma confeccionou uma estante de livros no formato de árvore e um palco para a Casa da Criança de Santo Amaro, que atende crianças em situação de vulnerabilidade da região. Já a República Jovem, que acolhe jovens entre 18 e 21 anos com foco em desenvolver sua autonomia, ganhou um guarda-roupa. A entrega dos móveis aconteceu na quarta-feira, 27 de fevereiro.

Nesta turma, que teve início em novembro de 2018, 53 pessoas foram capacitadas. Entre elas duas pessoas em situação de rua indicadas pela Duratex, em parceria com a mobilização social Entrega por SP, que atua em prol dos sem-teto da capital paulista e também é parceira no projeto.

A terceira turma do curso Leo Educa em parceria com a Duratex começa no próximo dia 11 de março e contará com a participação de cinco moradores em situação de rua selecionados pela companhia, junto com o Entrega por SP.

Assista, abaixo, vídeo sobre a iniciativa!



Voltar