+A -A

Projeto Cidades Inteligentes revitaliza passarela com arte e sustentabilidade

Com patrocínio da marca Deca, projeto que vai levar intervenções artísticas e oficinas para jovens de comunidades de várias cidades do país, chega ao bairro Água Branca em SP e ‘dá cara nova’ para passarela

O projeto ‘Cidades Inteligentes’ desembarca na capital de São Paulo com patrocínio da marca Deca, da Duratex, com a proposta de mobilizar a própria comunidade para colocar a ‘mão na massa’ e transformar espaços públicos usando a arte e a sustentabilidade.

São Paulo foi o primeiro lugar a receber a ação, com jovens de 12 a 18 anos do Instituto Rogacionista e colaboradores voluntários da Duratex, conduzidos pelo grafiteiro Enivo, transformando a passarela que passa sobre a linha 8 Diamante da CPTM, no bairro Água Branca.

“Entendemos que é fundamental estarmos próximos de nossas comunidades, porque acreditamos que juntos podemos atuar de forma muito mais eficaz para a promoção do desenvolvimento local. Este projeto contribui para a inclusão social, empoderando os participantes sobre responsabilidades nos espaços coletivos, além de estimular o desenvolvimento de novas habilidades, tanto pessoais quanto coletivas”, avalia Eliane dos Santos, coordenadora de Sustentabilidade da Duratex, empresa dona da marca Deca.

Projeto Cidades Inteligentes revitaliza passarela com arte e sustentabilidade

As oficinas com os jovens de cada município que receber o projeto serão ministradas por uma equipe de educadores especialistas nas respectivas áreas, valorizando talentos locais. Em São Paulo, destaca-se a participação do grafiteiro Enivo, um dos nomes mais influentes na cena paulistana do grafite, que conduzirá as oficinas de grafite e pintura, além de deixar sua arte na passarela.

“Estou muito feliz em participar do projeto, porque aos 12 anos a arte transformou minha vida. E hoje tenho como missão colaborar na formação e transformação dos jovens. Eu me vejo em cada um deles”, comenta o grafiteiro Enivo.

Ao final do projeto, vai acontecer uma festa de ‘inauguração’ da passarela ao som de DJ e atrações culturais. Além disso, para potencializar a circulação de pessoas, uma rede de wi-fi com conexão gratuita vai ser instalada no espaço trabalhado.

A iniciativa, concebida pela produtora cultural Numen Produtora e viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, vai até novembro e no roteiro dos lugares que vai passar também estão Jacareí-SP, Jundiaí-SP, Uberaba-MG e Queimados-RJ, todas regiões em que a Duratex tem unidades de negócios, e que foram escolhidas a partir do processo de escuta da empresa com as comunidades. 



Voltar