+A -A

Projeto da Duratex leva biodiversidade e grafite para escolas de Uberaba

Educadores de 29 escolas municipais do Ensino Fundamental participaram de oficina com técnicas pedagógicas e bate papo com grafiteiro Clayton Tomaz sobre aspectos artísticos e humanos do grafite

A Duratex lançou nesta semana o projeto Arte do Grafite – Caminhos da Biodiversidade, em Uberaba (MG), que promoveu um workshop para educadores de 29 escolas municipais do Ensino Fundamental no município. O grupo recebeu uma introdução à arte do grafite e reflexão sobre a conservação da biodiversidade com objetivo de repassar o conhecimento aos alunos.

Além de discutirem esse tema, a oficina apresentou técnicas pedagógicas e sugestões de atividades a serem realizadas com os estudantes. O encontro foi mediado pela professora Kelly Cristina, que abordou o tema a ser discutido em sala de aula. O grafiteiro Clayton Tomaz falou sobre os aspectos artísticos e humanos envolvidos no grafite. Ao todo, serão capacitados 30 educadores. A estimativa é que 1.740 alunos sejam impactados pela iniciativa.

O projeto, patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz parte da Estratégia de Sustentabilidade da Duratex e tem a intenção de promover a educação ambiental entre alunos do 6º e 9º ano da rede estadual de ensino do município, onde a companhia possui unidade industrial.

Projeto da Duratex leva biodiversidade e grafite para escolas de Uberaba

Sustentabilidade – Comprometida com o desenvolvimento cultural e educacional das regiões em que atua e com a sustentabilidade, a Duratex busca despertar o interesse das crianças para a pesquisa sobre a biodiversidade, que é a base da sobrevivência humana na Terra e existente em diferentes ecossistemas, refletir sobre a importância da conservação desses ambientes, além de agregar esses conhecimentos à teoria e prática do grafite, uma das formas mais populares da manifestação artística em espaços públicos.

“Tratar da preservação ambiental e do consumo consciente, usando a arte como meio de expressão, é sempre uma combinação perfeita. Com isso, fazemos brotar nas crianças a consciência da responsabilidade de cada uma em fazer do nosso mundo, um lugar melhor para viver”, explica Eliane Santos, coordenadora de Sustentabilidade da Duratex.

Os professores participantes receberão a orientação de finalizar o estudo com os alunos por meio de desenhos, que serão enviados à Comissão Organizadora do projeto. Duas das escolas que enviarem os desenhos serão selecionadas para receber o Dia do Grafite, que consiste em um workshop de grafite teórico e prático, coroado pela pintura do muro da escola, inspirada no tema biodiversidade. A atividade prática será monitorada pelo grafiteiro Clayton Tomaz e é direcionada para 30 alunos de cada escola.



Voltar