+A -A

Semana do Meio Ambiente: confira um resumo das ações da Duratex

Do Nordeste ao Sul, diversas comunidades pelo Brasil foram impactadas

Sustentabilidade é um dos temas que move a Duratex todos os dias, seja em suas marcas, soluções, processos fabris ou na relação com stakeholders. Com o compromisso de estar cada vez mais próxima de suas comunidades e promover seu desenvolvimento local, a companhia realizou diversas iniciativas pelo Brasil durante a Semana do Meio Ambiente, colaborando com comunidades do Sul ao Nordeste, trabalhando com os mais variados públicos. Ao todo, cerca de 1.400 pessoas foram impactadas diretamente.

Confira abaixo um resumo das ações desenvolvidas.

LANÇAMENTO DO PROJETO CAMINHOS DA BIODIVERSIDADE

Lançada no Espaço Arvorar, em Agudos (SP), a ação reuniu 20 professores, que são representantes de todas as escolas de Ensino Fundamental II, da rede estadual do município. Os educadores participaram de um workshop, no qual foram habilitados a tratarem em sala de aula das temáticas de preservação ambiental, além da importância das florestas e biodiversidade. As próximas etapas consistem no desenvolvimento de trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, além de um concurso de desenho sobre o tema, no qual as duas escolas que tiverem as melhores avaliações recebem um workshop de grafite, que será finalizado com os desenhos vencedores grafitados nos muros da escola.

Semana do Meio Ambiente: confira um resumo das ações da Duratex

LANÇAMENTO DO PROJETO CAMINHOS DA ÁGUA

Com 25 professores, o programa reuniu representantes de diversas escolas da rede pública de João Pessoa (PB), com o intuito de discutir com alunos a preservação ambiental e consumo consciente de água.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEMEIA

Na cidade de São Leopoldo (RS), a Duratex reuniu cerca de 15 educadores, representantes das sete escolas que participarão do projeto piloto, para o workshop que capacitou os educadores a trabalharem com Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os educadores tiveram a oportunidade de conhecer as etapas do programa e os projetos que serão realizados, a partir do trabalho em sala de aula, no 2º semestre.  O projeto piloto do Programa Semeia envolverá sete escolas da rede pública e alunos do 6º e 7º ano.

APOIO À SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE SÃO LEOPOLDO

Em outra ação em São Leopoldo (RS), a Duratex foi a principal apoiadora da programação da Prefeitura Municipal, que aconteceu de 27 de maio a 5 de junho, com o tema "Cuidar do Lixo é Transformar a Cidade".

OFICINA DE HORTA EM GARRAFA PET

Na cidade de Taquari (RS), os Agentes da Gente fizeram uma abordagem lúdica sobre o tema com os alunos da EMEI Paulo Freire. Cerca de 90 crianças participaram da oficina. Além de ampliar o conhecimento dos alunos de forma interativa, as crianças tiveram a oportunidade de levar o seu vasinho pra casa e compartilhar o que aprenderam com a família.  Alguns vasinhos também foram levados para a fábrica da Duratex e farão parte da decoração do restaurante.

WORKSHOP DE HORTAS DOMÉSTICAS, PLANTAS BIOATIVAS E PANCS

Também em Taquari (RS) aconteceu uma parceria com a comunidade rural, por meio da EMATER. Foi realizado um workshop que reuniu cerca de 300 alunos do curso técnico em Meio Ambiente e abordou, entre outros temas, assuntos como: compostagem doméstica, horta doméstica, PANCs e plantas bioativas. Ao final, o alunos tiveram a oportunidade de degustar um bolo nutritivo feito de ora-pro-nóbis, uma PANC encontrada facilmente em terrenos baldios, calçadas e quintais, fonte de proteína e com alto teor de nutrientes.

PALESTRA AMBIENTAL COM O PROJETO DE PALMA EM PALMA

Em Queimados (RJ), os Agentes da Gente receberam os alunos do projeto De Palma em Palma, com idade entre 7 e 8 anos, da escola municipal Carlos Pereira Neto.  As crianças participaram de uma abordagem com foco em Educação Ambiental e, na sequência, tiveram a oportunidade de fazer uma visita à fábrica. Os alunos também realizaram uma entrevista com os Agentes da Gente, como parte do projeto de fotografia e do curta-metragem que estão construindo no projeto De Palma em Palma.

VISITA DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE AGUDOS AO ESPAÇO ARVORAR

Durante a Semana do Meio Ambiente, o Espaço Arvorar recebeu cerca de 650 alunos da rede pública de Agudos (SP), em uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  Na programação, eles visitaram o museu, assistiram ao espetáculo de Mamulengos e fizeram a trilha ecológica. Posteriormente, em sala de aula, os alunos farão um trabalho, com um desenho que represente o aprendizado pós visita ao Espaço Arvorar. Os desenhos serão divulgados na galeria do hotsite do Arvorar.

EVENTO DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO ESPAÇO ARVORAR

A ação de encerramento da Semana do Meio Ambiente reuniu cerca de 250 pessoas de Agudos e região.  A programação incluiu, além da visita ao museu, a apresentação do espetáculo ‘Vem Ver a Madeira Virando Brincadeira’, dos Mamulengos, oficina de horta em garrafa pet, jogo Semeia, que orienta para a coleta seletiva e jogo da Água, que orienta para o consumo consciente de água.  O Grupo de Escoteiros de Agudos foi um dos visitantes do Espaço e teve a oportunidade de realizar uma atividade exclusiva: a trilha monitorada.



Voltar