A sustentabilidade é o caminho que escolhemos para fazer negócio! Nós contamos com uma estrutura sólida de governança, que se destaca no cenário brasileiro por envolver a alta liderança da nossa companhia nas tomadas de decisão sobre o assunto –, incluindo nossos acionistas, que desde a fundação da empresa contribuem com os vieses da sustentabilidade para o nosso negócio.
Em 2016, com o compromisso de atuar antecipando as necessidades futuras, alicerçados em valores perenes, revisitamos a nossa Estratégia de Sustentabilidade, por meio de um processo 100% colaborativo.
Escutamos executivos da companhia e formadores de opinião, consultamos estudos e documentos produzidos por entidades da sociedade civil, analisamos nosso desempenho em plataformas e metodologias reconhecidas pelo mercado, realizamos pesquisas de benchmarking com empresas nacionais e multinacionais dos setores em que atuamos e, com a participação de colaboradores de todos os nossos negócios e áreas corporativas, revisitamos nosso posicionamento sobre o tema.
Todo esse processo culminou na nossa Estratégia de Sustentabilidade, estruturada com base em quatro pilares de atuação – Pessoas, Processos, Produtos e Serviços e Novos Modelos de Negócios, que foram desdobrados em aspirações, temas estratégicos –, 45 metas relacionadas às nossas operações em todas as nossas divisões - Madeira, Deca e Revestimentos Cerâmicos, a serem atingidas por todas as nossas áreas produtivas e administrativas até o ano de 2025.
Em 2019, iniciamos o processo de revisitação da nossa Estratégia de Sustentabilidade, visando acompanhar as evoluções da sociedade, mercado e de nossas ambições.
DISSEMINAÇÃO
Para atingirmos as metas estabelecidas em nossa Estratégia de Sustentabilidade, entendemos que é fundamental que 100% dos nossos colaboradores tenham clareza sobre elas e também sobre o tema de uma forma geral.
Por isso, desde 2017, cascateamos nossa Estratégia aos nossos colaboradores, por meio de jogo interativo aplicado pelas lideranças da companhia, garantindo que todos ficassem alinhados com seus objetivos e aspirações.

REPORTE
Desde 2018, os avanços das metas da nossa Estratégia de Sustentabilidade têm sido acompanhados com base no modelo SGD - Sistema de Gestão Duratex. O report de seus status é feito anualmente, de forma clara e objetiva, em nosso Relatório Anual e também aqui, no site institucional.

Relacionamento com Comunidades e Desenvolvimento Local
- Ter 80% de aprovação do processo de engajamento pela comunidade
- Ter 100% dos gestores expostos a uma vivência na comunidade local
- Ter 10 colaboradores por unidade operacional como agentes de engajamento habilitados para o diálogo com a comunidade
- Influenciar 2 políticas públicas (aprovadas) por localidade onde a Duratex está presente
- Ter 75% do reconhecimento do atributo responsabilidade socioambiental nas comunidades onde as unidades operacionais estão presentes
- Mensurar e comunicar os impactos positivos em 100% das comunidades onde as unidades operacionais estão presentes
Engajamento de Clientes e Consumidores
- Ter 50% do portfólio de produtos desenvolvidos em modelo de cocriação (10% na Ceusa)
- Ter 90% dos marceneiros, instaladores e eletricistas capacitados/treinados
- Ter a marca preferida por 60% dos marceneiros e assentadores e por 70% dos instaladores hidráulicos e eletricistas
- Ter 20% de receita dos PAATs Madeira advinda de novos serviços
- Ter o reconhecimento dos atributos sustentabilidade e inovação por 90% dos consumidores do mercado interno
- Ter o reconhecimento dos atributos sustentabilidade e inovação por 50% dos clientes do mercado externo
Condições de Trabalho e Desenvolvimento dos Colaboradores
- Ter Taxa de Frequência com afastamento igual ou menor que 1 para colaboradores próprios e terceiros
- Ter índice igual ou acima de 85% de adesão à nova cultura
- Estar entre as melhores empresas para se trabalhar
- Ter 80% da liderança reconhecida pelo diálogo franco e aberto e pelo desenvolvimento de pessoas
- Ter 70% das vagas preenchidas por aproveitamento interno
Ecoeficiência
- Reduzir o consumo relativo de água em 10% (reduzir 20% na Ceusa)
- Reduzir destinação relativa de resíduos para aterro em 20% (reduzir em 100% para a Ceusa)
- Ter 95% da matriz energética de fontes renováveis para geração de energia térmica em Painéis (até 2018)
- Reduzir o consumo relativo de energia na Deca, Hydra e Ceusa em 20%
- Considerar critérios socioambientais em 100% do desenvolvimento de novos projetos
- Realizar ACV (Análise de Ciclo de Vida) do produto com maior volume de cada negócio
- Implementar programa socioambiental em até 2 anos nas empresas adquiridas
Mudança do Clima
- Reduzir as emissões absolutas de GEE da Duratex em 25% (escopo 1)
- Reduzir as emissões relativas da GEE em Painéis em 50% (escopo 1)
- Reduzir as emissões relativas de GEE na Deca e Hydra em 10% (escopo 1)
- Ampliar a medição das emissões de escopo 3 em 50%
Manejo Sustentável das Florestas
- Reduzir o uso de defensivos por hectare de efetivo plantio em 5%, mantendo os níveis de produção desejáveis
- Reduzir o consumo de água na irrigação por hectare de plantio em 50%
- Influenciar para a conectividade regional 100% dos proprietários das áreas de conservação vizinhas maiores que 500 ha e em um raio de 2 km
- Ter 100% das comunidades envolvidas no planejamento da colheita
- Dobrar as bases genéticas
- Assegurar que 100% das áreas próprias estejam com o manejo certificado
- Aumentar a massa seca por hectare em 10% (até 2035)
- Ter 80% das áreas fomentadas certificadas (até 2035)
Cadeia de Fornecimento Responsável
- Ter 80% dos fornecedores estratégicos com índice de desempenho igual ou acima de 8
- Ter 100% das compras estratégicas considerando critérios socioambientais
- Ter 100% dos fornecedores críticos avaliados até o 2º nível da cadeia de fornecimento
Frentes Investigativas
- Neste pilar não abordamos temas materiais para nossos negócios, mas sim frentes investigativas que estão sendo analisadas pelos nossos acionistas. Nossos trabalhos são tratados como estratégicos e confidenciais.
Insumos e Soluções Sustentáveis
- Ter 100% dos produtos da Madeira com E2 reduzido até 2018 e E1 até 2021
- Desenvolver duas alternativas de matérias-primas renováveis para fabricação de produtos Deca e Hydra
- Ter uma receita de R$ 20 milhões proveniente de serviços do Pró-Água
- Ter 100% do portfólio de metais acabados e bacias sanitárias Deca ecoeficientes
- Ter 25% do volume de vendas da Hydra de produtos ecoeficientes
- Liderar a implementação de um modelo de logística reversa