+A -A

    Aprimoramos continuamente nossas operações ambicionando o equilíbrio socioambiental em toda a cadeia de valor
 

Nossos fornecedores têm papel relevante na representação de nossas marcas! Para nós, tão importante quanto ter um modelo de negócio alinhado à sustentabilidade é saber que a nossa cadeia de suprimentos também está de acordo com tais objetivos e aspirações, para que possamos nos desenvolver e gerar valor juntos à sociedade.

GESTÃO DE FORNECEDORES

Mantemos, desde 2012, o programa GFD (Gestão de Fornecedores Duratex), que garante um processo estruturado de gestão para avaliar nossa cadeia de suprimentos a partir de critérios socioambientais, econômicos e de qualidade. Além disso, em 2018, desenvolvemos uma matriz de criticidade usada como ferramenta para a seleção de nossos parceiros estratégicos, a fim de garantir que estejam em sintonia com o nosso Propósito.

As avaliações do GFD são feitas anualmente, com o apoio de consultoria especializada e independente, e visam engajar e desenvolver nossos fornecedores para as melhores práticas de mercado, para que possamos mitigar nossos riscos relacionados à cadeia de valor e ainda estimular negócios cada vez mais éticos e responsáveis. Desde seu lançamento, há sete anos, o programa já contou com a participação de cerca de 400 fornecedores, e mais de 200 visitas in loco já foram realizadas.

Conheça mais sobre o processo no infográfico abaixo e clique aqui para conferir os resultados de 2019 do programa.

ACADEMIA DE SUPRIMENTOS

Também em 2018, instituímos a iniciativa Academia de Suprimentos – Módulo Fornecedor, que atua para formar e treinar nossos parceiros para temas de sustentabilidade considerados estratégicos aos nossos negócios e à sociedade. Entre eles, inclusão de PCDs, Segurança no Trabalho e Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes.

Desde seu lançamento, há sete anos, o Programa contou com a participação de cerca de 400 fornecedores e mais de 200 visitas in loco já foram realizadas.

PROTEÇÃO E CUIDADO COM A INFÂNCIA

O combate ao trabalho infantil, forçado ou análogo à escravidão na cadeia de valor é um compromisso que assumimos desde 2007. Somos patrocinadores do programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, que visa erradicar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias do país. Periodicamente, promovemos ações de conscientização a respeito do tema com os caminhoneiros dos nossos fornecedores, a fim de que possam atuar como agentes de fiscalização nas estradas. Em 2018, ampliamos o escopo e iniciamos trabalho de conscientização também em nossas comunidades.

NOSSAS METAS

Nossos compromissos para o tema Cadeia de Fornecimento Responsável até o ano de 2025 são:

Meta Status Em 2019
Ter 80% dos fornecedores estratégicos com índice de desempenho igual ou acima de 8 74% dos fornecedores críticos obtiveram nota superior a 7, sendo que 35% já possuem nota superior a 8. A média geral dos fornecedores ficou em 7,62.
Ter 100% das compras estratégicas considerando critérios socioambientais Foi implementado processo de avaliação de critérios socioambientais nas compras estratégicas.
Ter 100% dos fornecedores críticos avaliados até o 2º nível da cadeia de fornecimento A metodologia de avaliação do segundo nível está em fase de desenvolvimento.

*Os planos de ação para a as unidades da Colômbia estão em fase de implementação.


É nosso fornecedor? Acesse as newsletters que enviamos, periodicamente, para este público.