+A -A

    Aprimoramos continuamente nossas operações ambicionando o equilíbrio socioambiental em toda a cadeia de valor
 

Acreditamos que companhias que se antecipam à menor oferta de recursos naturais no mundo e que se preocupam em reduzir os impactos de suas atividades ampliam suas oportunidades de mitigar riscos, ganhar competitividade, diminuir custos e, assim, garantir perenidade aos seus negócios. Por isso, não fugimos de nossas responsabilidades e queremos ir além de nossas obrigações legais em relação a temas ambientais.

Em nossos processos produtivos, buscamos a minimização de qualquer tipo de impacto negativo sobre o meio ambiente e sobre as comunidades em que estamos presentes. O processo faz parte do SGA, nosso Sistema de Gestão Ambiental, que possui certificação ISO 14001 e monitora, periodicamente, nosso desempenho em cinco diferentes indicadores: Água, Efluentes, Emissões, Energia e Resíduos.

ÁGUA E EFLUENTES

Estamos entre as lideranças na América Latina pela forma como gerimos nossos recursos hídricos e também pela maneira como reportamos nossas informações sobre o tema ao mercado. Entre outras ações, investimos em sistemas de reúso em nossas operações. Atuamos para que grande parte dos efluentes gerados por nossas atividades possam ser reaproveitados em nossos próprios processos produtivos. Nossa fábrica de Painéis em Taquari (RS), por exemplo, reutiliza dos efluentes internamente em seus processos. A taxa de reuso na companhia atingiu 100% em 2019.

Devido à reorganização do escopo de atividades dos negócios da companhia, nosso descarte de efluentes também caiu pela metade em 2019.

ENERGIA

74% de nossa matriz energética é composta de fontes renováveis.

Investimos na eficiência energética de nossos processos e equipamentos e nos destacamos por substituir o uso de combustíveis fósseis por alternativas renováveis, provenientes de nossas próprias operações, como a biomassa de pó de madeira, por exemplo. Como consequência, atualmente, mais de 80% de nossa matriz energética é renovável.

RESÍDUOS

Também investimos em iniciativas que viabilizam o reaproveitamento de resíduos em nossos próprios processos produtivos ou ainda como insumo para indústrias de outros segmentos. Entre outras iniciativas, mantemos usinas de compostagem, usamos britadores para triturar e reaproveitar as louças reprovadas em nossos critérios de qualidade e aplicamos tecnologia pioneira para recuperar e reutilizar 100% do bronze e latão que sobra do processo de fundição dos metais que produzimos. Como consequência de nossos esforços, em 2019, reduzimos em mais de 30% nossa geração absoluta de resíduos com relação ao ano anterior e zeramos a destinação de resíduos para aterro na unidade de Metais São Paulo.

SOLUÇÕES ECOEFICIENTES

Além de atuar com ecoeficiência em nossos processos, fazemos questão de apoiar nossos clientes e consumidores para que façam escolhas mais conscientes na hora de construir e reformar ambientes. Por isso, investimos em tecnologias que nos garantem oferecer amplo portfólio de soluções economizadoras ao mercado por meio de todas as nossas marcas.

NOSSAS METAS

Nossos compromissos para o tema Ecoeficiência até o ano de 2025 são:

Meta Status Em 2019
Reduzir o consumo relativo de água em 10% (reduzir 20% na Ceusa) Destaca-se a representatividade do negócio Painéis com relação à captação total de água na Duratex. Com a desativação das atividades na unidade de Painéis de Botucatu a partir do segundo semestre de 2018, houve expressiva redução no consumo absoluto de água em 2019, quando comparado ao ano anterior. Esse fator refletiu consideravelmente no consumo relativo da divisão Painéis Brasil e, consequentemente, da companhia.
Reduzir destinação relativa de resíduos para aterro em 20% (reduzir em 100% para a Ceusa) Os negócios Louças e Ceusa, que são os mais representativos em termos de destinação de resíduos para aterro, tiveram reduções significativas quanto às destinações absoluta e relativa.
Ter 95% da matriz energética de fontes renováveis para geração de energia térmica em Painéis (até 2018) Houve avanço no uso de fontes energéticas renováveis do negócio Painéis Brasil, atingindo 92,25%.
Reduzir o consumo relativo de energia na Deca, Hydra e Ceusa em 20% Os negócios Louças e Ceusa tiveram expressiva representatividade quanto ao consumo absoluto de energia das Divisões Deca | Hydra |Ceusa, sendo que, em ambos os negócios, houve reduções significativas nos consumos absoluto e relativo.
Considerar critérios socioambientais em 100% do desenvolvimento de novos projetos Em análise o modo de abordagem dos critérios socioambientais no desenvolvimento de novos projetos.
Realizar ACV (Análise de Ciclo de Vida) do produto com maior volume de cada negócio Estudos de ACV nas divisões Painéis e Hydra tiveram avanços e continuam em andamento.
Implementar programa socioambiental em até 2 anos nas empresas adquiridas A implementação do Programa Socioambiental foi concluída nos negócios Hydra, Duratex Colômbia e Ceusa e está em fase de implantação na Portinari.

*Os planos de ação para a as unidades da Colômbia estão em fase de implementação.